quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Brasileirão 2010 - 8ª rodada (A cartola coroada)

Mudando de competição, o Brasileirão voltou para tentar afogar o fracasso no África do Sul. Rodada morna de um campeonato que procura receitas para ser apimentado como em décadas passadas. Indiferente de fórmulas de disputa, o que mais parece desmotivar a competição é falta de disputa para ocupar o cargo de quem o formula.
Ou seja, o reinado da gestão arbitrária da CBF é tão poderoso que não possui preocupações com a melhoria do Brasileirão por pura acomodação. Os roteiros batidos dos teatros encenados após fracassos em Copa do Mundo, parecem diminuir a identidade nacional e afetar a "magia" do Brasileirão, que no momento tem de concorrer com as preocupações financeiras da Copa de 2014.

Destaques

Positivo: Avaí. O time catarinense derrotou o São Paulo no Morumbi.
Negativo: Atlético-GO. O Dragão não aprendeu muita coisa na parada da Copa... nem no desespero do Galo conseguiu arrancar uma mínima pena.
Gol da rodada: Ewerthon, atacante do Palmeiras. Acordando a Coruja, manteve o time de Ganso dormindo após a pausa da Copa.
Pedra na chuteira: PC Gusmão, treinador do Vasco. Assumiu a equipe que mostrou... ou melhor, continua sem mostrar futebol convincente.
Rei da rodada:
Deu com os burros nágua: Time do Fluminense. Apesar da festa no Maracanã, se atrapalhou nas finalizações e deixou escapar a liderança.
Sem ter o que dizer em casa: Egídio, zagueiro do Vitória. Perdeu ótima chance de ampliar parcialmente o placar para o Vitória, no Olímpico... "insatisfeito" fez um gol contra favorecendo o Grêmio.
Curiosidade que não mata: Houve pelo menos um time que já foi campeão brasileiro em todos os jogos da rodada.

Grêmio 1 x 1 Vitória - Tricolor Gaúcho sofreu para arrancar ponto no Olímpico.
Na base da força de vontade e na sorte, o Grêmio empatou o jogo no segundo tempo. O Rubron-negro baiano foi levemente superior aos donos da casa e abriram o placar no primeiro tempo. O veterano Ramón cruzou e Wallace fez um belo gol em chute cruzado. Na etapa complementar, o Grêmio mostrou mais vontade de vencer e vibrou ao ver zagueirão do Vitória mandar contra a própria meta. (Veja os gols)

Atlético-PR 0 x 2 Cruzeiro - Sem alcançar o Cruzeiro na estréia de Cuca, Furacão bate cabeça na Arena.
Apostando na paciência mineira, os gols cruzeirenses aconteceram nos minutos finais de cada etapa. O jogo foi equilibrado no primeiro tempo. O Furacão reclamou, com razão, anulação de gol de Bruno Mineiro... já os mineiros de azul não reclamaram nada aos 46, quando o paulista Welligton abriu o placar. No segundo tempo, a Raposa ficou na defesa, esperando o tempo passar para dar um golpe certeiro no afobado anfitrião. Deu certo. Aos 43, Robert deu números finais ao placar. (Veja melhores momentos)

São Paulo 1 x 2 Avaí - Tricolor paulista afundou em duas traiçoeiras ondas avaianas.
Depois de um primeiro tempo pouco empolgante no gelado Morumbi, todos os gols saíram na segunda etapa. Os visitantes marcaram dois gols ao saírem em rápidos e traiçoeiros contra-ataques. Ao sufocar o adversário, o São Paulo ganhou um pouco de folêgo para a reação com gol de Hernanes... mas era tarde demais.(Veja os gols)
Flamengo 1 x 0 Botafogo - Lembrando a rivalidade das regatas, Fla derrota Bota no encharcado Maracanã.
O gramado do belo estádio estava terrível. No primeiro tempo, o Flamengo dominou o jogo, mas não soube fazer o gol, soube no segundo, quando o Botafogo dominava a partida. Um contra-ataque aos 23 da etapa complementar garantiu a primeira vitória do Urubu sobre a Estrela Solitária. Petcovick deu ótimo passe para Vinícius Pacheco que retribuiu para Paulo Sérgio que não contribuiu com o bom goleiro Jefferson. (Veja lance e gol)

Guarani 0 x 3 Internacional -Em Campinas, o Saci derrubou o Bugre.
O time gaúcho melhorou no segundo tempo e encontrou os erros do Guarani. No primeiro tempo, o Colorado não conseguiu criar jogadas ofensivas. Na etapa completar, o Inter tratou de valorizar passe de bola e troca de passes. Sandro, Alecssandro e Taison fizeram os gols dos visitantes. (Veja os gols)

Goiás 0 x 0 Vasco
- Sem inspiração, Goiás e Vasco permanecem ser ar no Brasileirão.
O empate manteve as duas equipes longe das mais modestas metas nesta temporada. A equipe mandante criou boas articulações ofensivas, mas, apesar do maior volume de jogo, se atrapalhou na hora de mandar a bola ao gol. A equipe cruz-maltina levou mais sufoco jogando do Serra Dourada. (Veja melhores momentos)

Ceará 0 x 0 Corinthians - O poder foi dividido no Castelão.
O empate deixou os alvinegros cearense e paulista dividindo a liderança na oitava rodada. Apostando na força da defesa, o Ceará explorou os contra-ataques. O Timão, com ataque reserva, esteve mal nas jogadas de ataques. (Veja os melhores momentos)

Palmeiras 2 x 1 Santos -Não vistos por Dunga, meninos vacilam na vista de Felipão.
O treinador Felipão, novo contratado do Palmeiras, apenas assistiu o time vencer o Santos. No primeiro tempo, logo aos 12 minutos, o golaço do Verdão deixou o time da Vila desnorteado. No segundo tempo, os anfitriões recuaram e conseguiram chegar ao segundo gols. O Peixe ainda diminuiu nos minutos finais. (Veja os gols)

Atlético-MG 3 x 2 Atlético-GO - Atlético Mineiro mantém o xará fora de forma.
O Galo superou série consecultiva de quatro derrotas, o Dragão permanece com uma única vitória no campeonato. Os 45 minutos iniciais foram todos da equipe mineira, que jogou em Sete Lagoas. Na segunda etapa, os mandantes recuaram e os visitante adiantaram a marcação. O jogo ficou equilibrado, mas não apareceu nenhum monstro Nessie de alguma das lagoas. (Veja os gols)

Fluminense 1 x 1 Grêmio Prudente - O Prudente conteve alegria do Pó de Arroz.
O Flu preparou festa para a possibilidade de ocupar a liderança no Maracanã, mas empate no final jogou água no chope ou, talvez, areia no pó de arroz. A equipe carioca abriu o placar no primeiro tempo e perdeu várias oportunidades no decorrer da partida. O time das Laranjeiras cansou na segunda etapa e sofreu o empate. (Veja matéria)

Nenhum comentário: