domingo, 18 de julho de 2010

Copa do Mundo 2010 - Grupo G (A Porta da Esperança)

Enfrentar a Coréia do Norte foi a chave para a lutar pela classificação no Grupo G. Confirmando as expectativas pessimistas, o time asiático perdeu todos os jogos no "Grupo da Morte". Na teoria, perder pontos para o time vermelho seria como acender uma luz ainda mais encarnada para a adversária seleção pretendente a classificação. Digamos que na prática, acabou sendo assim mesmo...
No aperto, o Brasil pegou a primeira chave, que coube perfeitamente na rodada final. O susto que a seleção canarinho sofreu na estréia se transformou em tranquilidade e até monotonia em um chato jogo contra Portugal.
Na "desvantagem" de pontos, Portugal pegou a chave para classificação cheia de gana e ansiedade. Goleou a Coréia do Norte por um massacrante 7 a 0 e jogou toda surpresa da última chave para a Costa do Marfim. Depois de perder dois pontos para os lusos e três para os brasileiros, ficou difícil para os africanos abrirem a porta da segunda fase... é que a chave luso-brasileira da última rodada não tinha segredo. Pareceu jogo de cumpadre. Não diríamos que foi um pacto colonial, mas não pareceu coisa boa.
  • Classificados: Brasil e Portugal.
  • Rei do Grupo: Gilberto Silva, volante do Brasil. Incrível como um jogador que estava tão apagado tenha feito jogos tão regulares, acima da instabilidade de muitas estrelas.
  • Gol do Grupo: Maicon, lateral do Brasil, contra a Coréia do Norte. O camisa 2 fez um gol "olímpico em movimento", abrindo o caminho da canarinho na estréia.
  • Deu com os burros nágua: Coréia do Norte. Apesar da derrota na estréia, ganhou moral ao assustar o Brasil. Na segunda rodada, usou mais de uma mão para contar os gols sofridos.
  • Pergunta ao José: Árbitro francês Stephanne Lannoy, ao validar o gol cheio de mãos de Luís Fabiano. O homem do apito ainda foi perguntar se camisa 9 tinha colocado o braço na bola... dá uma pena.
  • Calo que não cala: A fragildade da Costa do Marfim sem Drogba. O rendimento da equipe pôde ser medido a partir da disponibilidade do excelente atacante em campo.
  • Curiosidade do Grupo: Novamente em Grupo da Morte, a Costa do Marfim não conseguiu sobrevida na primeira fase. Em 2006, ficou para trás diante de Holanda, Argentina e Sérvia e Montenegro.

Costa do Marfim 0 x 0 Portugal - Na força, Elefantes e Seleção das Quinas passaram em branco. (Veja melhores momentos).
O jogo foi marcado pelo embate físico e a passividade do árbitro uruguaio Jorge Larrionda. No primeiro tempo, houve apenas um lance empolgante. Cristiano Ronaldo fez um finta e mandou uma bomba que explodiu na trave... mas que deixou apenas o autor "ferido"... ao lamentar. No segundo tempo, os africanos deixaram um pouco de lado a postura defensiva e os dois goleiros trabalharam um pouco mais. Se recuperando de contusão, Drogba entrou no decorrer do jogo, mas faltou ritmo.

Brasil 2 x 1 Coréia do Norte - Por pouco o voo Canarinho não terminou em queda... ou tropeço. (Veja os gols)
Mesmo jogando mal, o Brasil conquistou o três ponto na estréia. Se não fossem os três dedos de Maicon, diríamos que até literalmente os bons ventos estavam soprando a favor da seleção brasileira. No segundo gol, Elano e Robinho lembraram o futebol da época do Santos. No segundo tempo, não teve "santo" que marcasse o terceiro gol do Brasil. Os norte-coreanos diminuíram o placar e assustaram quando diante de uma canarinha começou a bater cabeça ao invés das asas.

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim Trocando as mãos pelos pés, Brasil passa pela Costa e fica de barriga cheia. (Veja melhores momentos)
Marcando até gol com dois toques de mão, o Brasil garantiu vaga nas oitavas. Jogando melhor que na estréia, o Brasil conquistou, parcialmente, um placar de três a zero. Luís Fabiano marcou os dois primeiros - dois belos gols. No segundo, o camisa 9 utilizou a mão duas vezes. Queimando a própria imagem, o árbitro francês Stephane Lannoy ainda foi perguntar ao autor cheio da mãos se ouve irregularidades... em casa, vendo o VT, o árbitro deve ter levado as duas mãos ao rosto. Drogba, recuperado, deixou sua marca. Kaká, interpretando um bad boy, foi expulso. Elano também saiu mais cedo... para o departamento médico.

Portugal 7 x 0 Coréia do Norte - A Coréia tentou jogar e deixou os Lusos jogarem. (Veja melhores momentos)
Com diferente postura da estréia, a Coréia do Norte não se portou defensivamente. No primeiro tempo, houve equil[ibrio, mesmo que o placar já indicasse 1 a 0 a favor dos portugueses. No segundo tempo, foram meia dúzia de gol. Ou seja, na etapa complementar a rede do arqueiro coreano balançou a cada 7 minutos e trinta segundos, em média. O treinador Carlos Queiroz alterou a escalação titular do time de estréia e deu certo.

Portugal 0 x 0 Brasil - Bagunçados, brasileiros e lusos arrumaram vaga nas oitavas. (Veja matéria)
As duas equipes entraram em campo pensando primeiramente em não perder. Em jogo de poucas emoções, o Brasil teve bastante posse de bola, mas não soube ultrapassar retranca adversária. Os zagueiros de camisa amarela colaram no atacante com cara de choro, Cristiano Ronaldo. Aparentemente, não foi um jogo de cumpadre, nem mesmo um pacto colonial, mas não foi algo bonito de se ver.

Coréia do Norte 0 x 3 Costa do Marfim - Vitória da Costa não mandou os africanos para frente. (Veja melhores momentos)
Tarde, a Costa do Marfim apresentou belo futebol. Com muita posse de bola, os marfinenses dominaram a partida que acabou ficando sem interesse por causa do insistente placar entre Brasil e Portugal. A Costa do Marfim torceu pelo Brasil e esperava golear por mais gol para sonhar com vaga nas oitavas.

Nenhum comentário: