quarta-feira, 21 de julho de 2010

Copa do Mundo 2010 - Grupo H (A Fúria cautelosa)

Candidata ao título, a Espanha mostrou futebol bem abaixo da expectativa nesta primeira rodada. Vacilou contra os defensivos suíços, mas voltando a falar a mesma língua - espanhol-, venceu hondurenhos e chilenos.
Em nenhuma das vitórias a Fúria venceu para convencer. Estrategicamente, o desempenho pouco convincente, mas totalmente eficiente, serviu para diminuir o foco de favoritismo da Espanha. Para uma seleção que ficou marcada como a do "quase", carregar o favoritismo do início ao fim é um peso nas costas que causaria qualquer problema sério de coluna.
O Chile chegou a ameaçar a liderança espanhola, mas, no final, se conformou com uma classificação para segunda fase. No "comprido" país sul-americano, a vitória suíça sobre a Espanha deve ter deixado uma pulga atrás da orelha sobre a luta por uma das vagas.
Ao final, a Suíça tropeçou na fragilidade ofensiva e Honduras em algumas outras fragilidades.

  • Classificados: Espanha e Chile.
  • Rei do grupo: David Vila, atacante da Espanha. Marcou gols decisivos nas duas vitórias espanholas.
  • Gol do Grupo: David Vila contra o Chile. Em jogo decisivo, o atacante mostrou verdadeiro oportunismo.
  • Deu com os burros nágua: Suíça. O selecionado suíço começou desbancando a temível Espanha, mas no final voltou para casa mais cedo.
  • Pergunta ao José: Onde esteve o atacante Fernando Torres? Ainda se recuperando de contusão?
  • Calo que não cala: A Suíça entrou na Copa mostrando muita preocupação defensiva... saiu da Copa lamentando pontaria ofensiva.
  • Curiosidade que não mata: Apenas uma vez a seleção derrotada fez gol. O Chile perdeu de 2 a 1 para a Espanha.
Honduras 0 x 1 Chile - Ofensivo, o Chile aproveitou apenas uma chance, de várias, que foi decisiva. (Veja matéria)
A seleção de Honduras não apresentou bom futebol, facilitando a vida dos chilenos. Ainda no primeiro tempo, La Roja abriu o placar. No segundo tempo, os sul-americanos cansaram de perder gols e o goleiro Claudio Bravo cansou de apenas assistir ao jogo.

Espanha 0 x 1 Suíça - No continente dos Leões, espanhóis viram a zebra furiosa. (Veja matéria)
Jogando bem, os espanhóis erraram nas finalizações e se desesperaram com gol "achado" dos suíços. Na primeira etapa, a Espanha ficou na base do "quase". A Fúria tentou não se irritar com a retranca mais detalhista que mecanismo de relógio suíço. No início do segundo tempo, as coisas se complicaram para os espanhóis quando a Suíça abriu o placar. Na base do abafa, o time vermelho não venceu e acendeu a luz amarela para não voltar a tropeçar.

Chile 1 x 0 Suíça - Gol irregular quebrou retranca e tabu suíço. (Veja matéria)
A Suíça estava a mais de 500 minutos sem sofrer gols. No jogo contra o Chile, foi adodato novamente o esquema ferrolho. Aos 30 minutos, com um menos, a Suíça planejava o mesmo esquema de contra-ataque que deu certo na vitória sobre a Espanha. O Chile criou várias oportunidades, mas pecou feio nas finalizações. O gol chileno foi irregalar, mas o árbrito turco nem chegou a ver pênalti existente em Valdívia.


Espanha 2 x 0 Honduras - Controlada, a Fúria suspirou. (Veja os gols)
O atacante David Villa marcou os dois gols dos espanhóis e ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti. Apesar de ser um jogo traquilo para os europeus, a Espanha não mostrou continuidade de bom futebol durante toda a partida. O placar de 2 a 0 foi construído mais pela fragilidade técnica da seleção hondurenha.

Chile 1 x 2 Espanha - Falha de Bravo abriu caminho da Fúria. (Veja melhores momentos)
Sem apresentar o grande futebol esperado, a Espanha aproveitou erros do adversário para conquistar a classificação e sequente primeira colocação no grupo. Em momento de ataques chilenos, Valdívia brincou, perdeu a bola, a Espanha armou contra-ataque, o goleiro chileno Bravo se afobou ao sair de carrinho em lance de mediano perigo e Vila trabalhou... 1 a 0. Pouco minutos depois, Iniesta, livre, ampliou. O Chile diminuiu no segundo tempo, mas se conformou com o segundo lugar pelo que mostrou em campo.

Suíça 0 x 0 Honduras - Temendo o relógio, suíços arrumam as malas junto com hondurenhos. (Veja melhores momentos)
A seleção do país europeu não aproveitou a superioridade no volume de jogo e não conseguiu derrotar Honduras. No momento em que mais foram testando ofensivamente, os atletas da Suíça decepcionaram na hora da finalização. O time parece ter apenas defensores. O chocolate suíço foi exageradament amargo.

Nenhum comentário: