quarta-feira, 7 de julho de 2010

Copa do Mundo 2010 - Grupo E (Laranja fria)

A Laranja não esteve tão doce. O tradicional futebol bonito e ofensivo da Holanda. Hoje, o Carrossel só tem rodado mesmo nos filmes de audiovisual. Apesar da diferença de beleza futebolística na comparação nostálgica, o Carrossel mostrou que não pretende continuar a andar em círculos. A Laranja segue um caminho reto e objetivo de resultados. Quem sabe não é a vez dos holandeses mostrarem a "beleza do resultado"?
Comendo pelas beiradas, os japoneses foram espertos ao derrubarem Camarões, segurarem a onda do saldo de gol diante da Holanda e serem decisivos contra a concorrência dinamarquesa.
A grande decepção do grupo foi Camarões. O time não era dos melhores, mas o fator de jogar no continente não deu um empurrãozinho a seleção africana.

Classificados: Holanda e Japão.

Rei do Grupo: Honda, meia do Japão. Apesar de não apresentar um futebol de encher os olhos... foi decisivo na classificação. Marcou o único gol da vitória na estréia, lutou contra a Laranja e foi o melhor em campo contra a Noruega.
Gol do grupo: Honda, meia do Japão, contra a Dinamarca. Honda abriu o caminho para a classificação nipônica em chute longa distância.
Deu com os burros nágua: Dinamarca. A seleção do país nórdico esteve perto de manter a escrita de passar sempre da primeira fase... mas teve mesmo foi a primeira vez.
Pergunta ao José: Eto'o, atacante de Camarões. Falou sobre possíveis vantagens do africanos na primeira Copa neste continente. Os Leões indomáveis não tiveram apetite.
Calo que não cala: Polsen, lateral-esquerdo da Dinamarca. Falhou feio nos dois primeiros jogo... jogou bem no último, mas era tarde demais.
Curiosidade do grupo: Pela primeira vez das três edições que participou das Copas, a Dinamarca ficou para trás na primeira fase.


Holanda 2 x 0 Dinamarca - Sem espremer, a Laranja deu caldo para a aguardada classificação. (Veja melhores momentos)
Talvez pensando em 1974, na primeira etapa, a Holanda apresentou tontura de quem pasou vários anos em carrossel. Na segunda etapa, a Dinamarca, que criou as melhores chances de gol nos 45 minutos iniciais, deu uma forcinha para arrumar a Laranja. No primeiro minuto, o defensor Poulsen se enrolou todo ao brincar com lei de ação e reação com o também defensor Agger, e marcar contra a própria meta. Depois, Kuyt ampliou em chance que seria difícil perder até se não quisesse.

Japão 1 x 0 Camarões - Honda inicia arrancada nipônica. (Veja melhores momentos)
Em jogo fraco tecnicamente, o meia Honda deixou o veloz Eto'o para trás na briga por vaga na segunda fase. O único gol da partida foi fruto de oportunismo de alguém que estava de olhos bem abertos na área. No segundo tempo, na desvantagem, os africanos foram mais ofensivos, mas pouco perigosos. O jogo foi um exemplo de falta de criatividade futebolística.


Camarões 1 x 2 Dinamarca - De virada, o Salmão afogou Camarões. (Veja melhores momentos)
Em jogo emocionante, os derrotados da estréia criaram ótimas chances e realizaram um jogo de muita tática e disposição física. Apesar das boas atuações, os europeus bateram cabeça algumas vezes na defesa. Aproveitando falha, justamente do defensor Polsen, Eto'o abriu o placar. Ainda na primeira etapa, a bela troca de passe dinamarquesa se transformou em empate. No segundo, a Dinamarca aproveitou novamente. Camarões não merecia perder, a Dinamarca também não.

Holanda 1 x 0 Japão - Kawashima não entendeu Jabulani. (Veja melhores momentos)
Ainda discreta, a Holanda não apresentou muito futebol na primeira etapa. Mas, no segundo tempo, Sneijder mediou a apresentação da Jabulani ao goleiro Kawashima. A redonda enganou Kawashima em cima do lance. Com o braço esquerdo, o arqueiro japonês deu uma tacada de beisebol contra a própria meta. O time nipônico apenas se defendeu no jogo.

Dinamarca 1 x 3 Japão - De falta, os japoneses fizeram sobra no placar. (Veja os gols)
Inspirados em cobranças de faltas, o time oriental abriu dois gols de vantagem ainda no primeiro tempo. Honda e Endo marcaram belos gols em tiros livres diretos. Faltando pouco mais de 10 minutos para o final do jogo, o veterano Tomasson assutou os japoneses ao dominuir o placar em rebote de pênalti. Aos 43, da etapa complementar, Okazaki decretou a folga no placar e a vaga nas oitavas.

Camarões 1 x 2 Holanda - Sem esquentar, a Laranja manteve 100 por cento. (Veja melhores momentos)
A Holanda ainda não mostrou todo o futebol esperado, mas não perdeu tempo na pontuação. Jogando apenas o "suficiente", os europeus bateram Camarões, que se despediu da Copa. Van Persie abriu o placar. de pênalti, Eto'o marcou o único gol dele na Copa, ao empatar. No segundo tempo, com a entrada de Robben, recuperado de contusão, os holandeses ampliaram e encerraram suas apresentações nesta fase.

Nenhum comentário: