quarta-feira, 30 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - Grupo D (Força alemã)

A seleção alemã mostrou força na primeira fase, mesmo se esquecendo de jogar futebol na segunda rodada. A habilidade, voluntariedade e velocidade dos jovens germânicos credenciaram a equipe de Joachim Löw a brigar de vez pelo título. A derrota para Sérvia deu apenas uma pausa e uma lição de que a partir das oitavas não se pode mais errar. Apesar das dificuldades de entendimento entre as línguas portuguesa e alemã, a trajetória da seleção brasileira de 82 serve como palavras para qualquer alemão manter a atenção.
No segundo pelotão, Gana, Austrália e Sérvia tentaram comer pelas beiradas. Apesar de desperdiçar muitas chances de gols, os ganeses não desperdiçaram a chance de avançar na competição, mesmo diante de derrota na última rodada.

Classificados: Alemanha e Gana
Rei do grupo: Schweinsteiger, volante da Alemanha. O grande cérebro do time coordenou os saudáveis pulmões alemães.
Gol da rodada: Özil, meia da Alemanha, na vitória sobre Gana. Os grandes olhos do jovem meia visibilizaram a Alemanha na primeira colocação, após belo chute de fora da área.
Deu com os burros nágua: Austrália. A goleada sofrida na estréia deu eco na despedida.
Pergunta ao José: Sérvia. Faltando um único gol para tentar classificação, falhou na hora de encarar o goleiro australiano.
Calo que não cala: Do lateral servo Kuzmanovic. Botou a mão na bola, de forma infantil, no jogo contra Gana e deu um grande empurrão para a seleção africana ocupar a tão desejada, pelos próprios servos, segunda colocação.
Curiosidade do grupo: Desacretaditada no grupo, a Austrália só ficou de fora da segunda fase por causa da elasticidade do placar na derrota para Alemanha.


Servia 0 x 1 Gana – Mão sérvia serviu a gana de Gana. (Veja matéria)
O jogo não era dos melhores tecnicamente. Apesar da vitória, a seleção de Gana não vingou a expectativa de melhor representante africano na Copa 2010 com o futebol que foi apresentado. Aos 30 minutos do segundo tempo, com um jogador a mais, Gana sofreu perigosos ataques do selecionado sérvio e contou com gol de pênalti, depois de infantilidade do defensor Kuzmanovic. Gyan mandou para o fundo das redes e no finalzinho mandou uma na trave.

Alemanha 4 x 0 Austrália - País dos cangurus conheceu a versão "quadriperneta" do mamífero pulador. (Veja melhores momentos)
Forte, rápida, e objetiva, a jovem seleção da Alemanha está tão equilibrada que marcou dois gols em cada tempo, na primeira goleada da Copa 2010. O forte poder de domínio do jogo deixou o placar até mais "camarada" para os australianos. O veterano polonês, naturalizado alemão, Klose, está dando show ao lado da garatoda de cabelo amarelo.

Alemanha 0 x 1 Sérvia - Os nacionalistas germânicos brincaram de Montanha Russa. (Veja matéria)
Da água para o vinho... ou melhor, caindo do tradicional chope gelado para um copo de cerveja barata quente e sem gás. Esta é a alegoria da diferença entre a Alemanha da estréia e a da segunda partida. Os germânicos estavam embalados, com futebol de alto nível contra a Austrália, e no jogo seguinte, despencaram para uma mediocridade que contou até com expulsão infantil do veterano Klose e dia de futebol terrível do atacante Podolski.

Gana 1 x 1 Austrália - Interpretação de Canguru resultou empate da Austrália. (Veja os gols)
Jogando pela vida ou morte, a Austrália ficou na condição de morta-viva no grupo. Em jogo equilibrado nos primeiro minutos, o goleiro ganês Kingson interpretou um canguru desastrado e entregou o primeiro gol aos australianos. Ainda no primeiro tempo, Gyan, de pênalti, empatou. No segundo tempo, os africanos tiveram um homem a mais em campo, mas não tiveram nada a mais no placar final.

Gana 0 x 1 Alemanha - Desperdício de gol não estragou classificação das duas equipes. (Veja os melhores momentos)
O resultado no Soccer City agradou alemães, ganeses, gregos e troianos... mas quase causou uma guerra de lamentações entre os australianos que se despediram da Copa por causa do saldo de gols. Özil marcou um golaço no segundo tempo. Gana perdeu as melhores chances de gol da partida. Mas Gana não estava cheia de gana, não se encheu com a derrota, contentou-se com o desfecho da rodada.

Austrália 2 x 1 Sérvia - Abraçados, australianos e servos lamentaram detalhes e desclassificação e prejuízos. (Veja matéria)
Depois de um primeiro tempo fraco, em que a Sérvia foi menos ruim ao criar mais oportunidades, as duas equipes melhoraram no segundo tempo. Em intervalo de quatro minutos, a Austrália fez dois gols. O time amarelo sonhava com mais alguns gols para "pagar" a goleada sofrida na estréia e "comprar" vaga na segunda fase. Só que a "dívida" da Austrália aumentou no decorrer do jogo, quando a Sérvia diminuiu o placar e lutou pelo empate que a classsificava.

Nenhum comentário: