sábado, 26 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - Grupo B (Cafezinho)

Não houve surpresa no caminho da Argentina. Os portenhos venceram as três partidas e alcançaram a marca de 100% de aproveitamento na primeira fase. O time comandado por Maradona possui falhas no sistema defensivo e apesar da facilidade para criar chances de gols, às vezes, se atrapalha na hora da finalização... Apesar do "defeito", o ataque argentino fez sete gols em três jogos da primeira fase. Os resultados sugeriram tranquilidade como degustar um saboroso café portenho.
A Coréia do Sul garantiu sua vaga na estréia, quando aproveitou vacilos e venceu a Grécia. A derrota para Argentina foi um pesadelo de realidade para a seleção asiática... o sonho de vitória era utópia. O maior concorrente dos sul-coreanos, a Nigéria, tropeçou nas próprias pernas. Com jogadores desestabilizados emocionalmente, a Nigéria se afobou na hora de mandar a Jabulane para as redes. Mesmo que a Jabulane tenha pedido para favorecer os nigerianos em todos os jogos. A Grécia venceu pela primeira vez na história das Copas e ficou em terceiro.

  • Classificados: Argentina e Coréia do Sul.
  • Rei do grupo: Maradona, treinador da Argentina. Até o momento comprovou que o elenco está focado e fechado... as reações companheiras entre portenhos é ponto positivo ao estreante e badalado treinador.
  • Gol do grupo: O terceiro de Higuain, na goleada argentina sobre a Coréia do Sul. Bela troca de passes e finalização tranquila como o andamento do jogo naquele momento.
  • Deu com os burros nágua: Nigéria. A seleção do país africano contou com apoio de torcedores e tinha elenco para tentar bem mais que a lanterna do Grupo B.
  • Pergunta ao José: Defesa da Grécia. Falhou feio duas vezes na estréia contra um seleção que também corria por fora das pretensões argentinas.
  • Calo que não cala: Ataque nigeriano. Desperdiçou ótimas chances em todos os jogos e lamentou os pequenos detalhes na ausência na segunda fase.
  • Curiosidade do grupo: Argentina e Nigéria repetiram estréia de 2002, quando os portenhos venceram também por 1 a 0.


Coréia do Sul 2 x o Grécia - Sul-coreanos agradeceram os agradáveis presentes gregos. (Veja matéria)
A Coréia do Sul aproveitou duas bobeiras dos campeões da Euro 2004. Na primeira, o cruzamento na área atravessou uma odisséia de defensores até encontrar Jung-soo, livre, chutar como o Bruce Lee. No segundo tempo, dentre confusos nomes de gregos e sul-coreanos, Vyntra, através de falha bisonha, ofereceu a caneta para Park assinar o ponto final no Park.

Argentina 1 x 0 Nigéria - Peixinho na marca penal foi mais eficiente que bela apresentação de Messi. (Veja gol e lances)
Os portenhos abriram o placar logo aos seis minutos de jogo. Verón cobrou escanteio e Heinze, de cabeça, da marca de pênalti, soltou um pertado no ângulo de Enyeama. O bom goleiro nigeriano ainda salvou os africanos em outras duas oportunidades, quando Messi tentou coroar o belo futebol com bolas na rede. Apesar de placar, a Argentina não mostrou força defensiva.

Argentina 4 x 1 Coréia do Sul - No empate de falhas, Higuaín tirou qualquer igualdade no resultado. (Veja os gols)
Os argentinos foram, indiscutívelmente, superiores. A seleção de Maradona não mostrou futebol do outro mundo, mas seria difícil imaginar resultado de marte pelo que as duas equipes mostraram em campo. O placar foi aberto por um gol contra, de canela, a favor dos sul-americanos. Higuaín aproveitou a facilidade de sobras de bola no ataque argentino e marcou três. O zagueirão Demichelis ainda tentou sair jogando, imaginando que o sul-coreano estava de olho fechado, e entregou o ouro... a bijouteira, melhor dizendo, no placar de goleada.

Grécia 2 x 1 Nigéria - Pezada nigeriana arruma pontapé inicial grego. (Veja matéria)
Na sua primeira vitória na história da Copa, o caminho da Grécia ficou melhor após expulsão Kaita. O lateral nigeriano chamou o grego Torosidis para uma roda de capoeira. Voltando ao futebol, a Nigéria abriu o placar diante de falha defensiva dos helênicos. Com um jogador a mais, a Grécia virou o jogo. Ambas equipes perderam ótimas chances de gol.

Nigéria 2 x 2 Coréia do Sul - Ampliando o ditado, a Nigéria não fez, levou e voltou para casa de mãos vazias. (Veja os gols)
O apoio das vuvuzelas, às vezes, parece tirar a calma dos jogadores. A seleção nigeriana, apoiada pela imensa torcida sul-africana de Durban, empatou o jogo perdendo ótimas chances de gols. A No primeiro tempo, a Nigéria abriu o placar e os sul-coreanos empataram. No segundo, os sul-coreanos, que jogavam pelo empate para se classificar, viraram o jogo. Yakubu e Martins perderam ótimas chances, durante o segundo tempo, quando o próprio Yakubo converteu em gol pênalti à favor dos africanos.

Grécia 0 x 2 Argentina - Mistão não desperdiçou o apetite argentino. (Veja gols e lances)
Atuando com sete reservas, a Argentina teve sobras de técnicas frente o titular e empolgado selecionado grego. Apesar do indiscutível controle do jogo, os comandados de Maradona tiveram dificuldade de acertar o pé até os 33 minutos do segundo tempo. Demichelis e Palermo fizeram o gol da seleção que jogou com o freio de mão puxado, comparando com os dois primeiros jogos.

Nenhum comentário: