domingo, 27 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - Grupo C (equlíbrio por baixo)

A favorita Inglaterra não respondeu às expectativas. O grupo C foi equilibrado, tecnicamente, por baixo. Até mesmo na primeira rodada, teve frangaço nos dois jogos. O time britânico teve lampejos de melhora no futebol na última rodada, quando jogava no desespero.
Por justiça, os Estados Unidos conquistaram a primeira posição... e, por injustiça, no sufoco. Os ianques foram prejudicados duas vezes pela arbitragem quando lutava pelo "gol da classificação" ainda na segunda rodada. O meia Donovan foi o grande herói do time.
A Eslóvenia mostrou apenas um belo gol no grupo... pouco para se imaginar vaga nas oitavas... e muito para as expectativas do time europeu.
A Argélia, coitada, tinha chance de classificação ainda na última rodada, graças ao embolado entre os concorrentes. Mas se despediu da Copa sem balançar as redes. Serve de consolo arrancar dois pontos dos ingleses.

Classificados: Estados Unidos e Inglaterra.
Rei do grupo: Donovan, meia dos Estados Unidos. Carregou os ianques nas costas, nos pés e na experiência.
Gol da rodada: Donovan, meia dos Estados Unidos, contra a Argélia. Fazer o gol que mudou desclassificação para liderança do grupo nos acréscimos dispensa comentários...
Deu com burros nágua: Seleção da Eslovênia. Contava com a classificação via possível tropeço dos Estados Unidos... o que seria o tropeço ianque virou um salto à distância.
Pergunta ao José: O ataque argelino não funcionou. Nenhum argelino pôde gritar um gol nesta Copa... nem mesmo os franco-argelinos tiveram sorte.
Calo que não cala: Wayne Rooney. Talvez por conta de recentes constusões, atuou bem abaixo do esperado.
Curiosidade do grupo: Grupo equilibrado. Ao todo, foram três empates e três jogos com vitória por diferença mínima de gol (1 a 0).

Inglaterra 1 x 1 Estados Unidos - Em slow motion, Green mostrou frangaço em 3D.
A Inglaterra foi apresada ao abrir o placar nos primeiros minutos do jogo, através de Gerrard. Ainda no primeiro tempo, o goleiro britânico Green falhou feio em chute de Dempsey, de fora da área. Nas transmissões em 3D pelos cinemas do mundo alguns podem ter imaginado que a cena real e simultânea era um slow motion tamanha barbeiragem do arqueiro. No segundo tempo, a Inglaterra tentou livrar a cara do goleiro, mas os Estados Unidos até que estiveram mais perto de um gol "sem" mãozinha de goleiro.

Argélia 0 x 1 Eslovênia - A "culpada" Jabulani repetiu o prato do dia anterior: Frango.
Em um dos piores jogos da história das Copas, a Eslovênia jogou menos ruim na etapa complementar e foi contemplada com um frangaço do goleiro argelino. Aos 34 minutos do segundo tempo, Koren chutou fraco e Chaouchi aceitou tão "bem" o arremate quanto o goleiro inglês Green, no dia anterior.

Eslovênia 2 x 2 Estados Unidos - E alguma arbitragem no mundo segurou os estadunidenses...
Eslovênia e Estados Unidos dividiram os tempos na partida de segunda rodada do grupo. No primeiro, a seleção européia marcou dois. O primeiro, aliás, foi um golaço, de fora da área, do meia Birsa. Precisão para Jabulane nenhuma botar defeito. No segundo tempo, os ianques foram impetuosos e marcaram três gols. A arbitragem só viu os dois primeiros. Em várias décadas de crises diplomáticas, alguma arbitragem segurou os Estados Unidos.

Inglaterra 0 x 0 Argélia - Sem frangueiros, ingleses e argelinos ficaram no jejum.
A favorita Inglaterra apresentou futebol sem criatividade diante da frágil Argélia. O resultado foi um jogo chato e com estrelas inglesas jogando bem abaixo do esperado, principalmente o atacante Wayne Rooney. Desta vez os goleiros que falharam nos jogos de estréia ficaram mais atentos à Jabulane.

Eslovênia 0 x 1 Inglaterra - Pontualmente, os ingleses evitaram atraso na classificação.
Jogando na base da vontade, a Inglaterra foi superior e criou as melhores chances da partida, mas continua pecando na hora das finalizações. Com o resultado, o English Team evitou uma prematura desclassificação na primeira fase. No aperto de um ponto, a equipe comandada por Capello pontuou na hora certa.

Estados Unidos 1 x 0 Argélia - À produção hollywoodiana, os Estados Unidos venceram no final.
A equipe ianque foi bem superior em campo. Ainda superando erro de arbitragem da rodada anterior, os Estados Unidos sofreu novamente ao ter gol legítimo anulado. Apesar da situação em que apenas a vitória interessava para classificação, a estrela do veterano Donovan brilhou em Petrória nos acréscimos ao aproveitar rebote... levando os eslovenos ao desespero da desclassificação em Port Elizabeth.

Nenhum comentário: