quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pernambucano 10 - 10ª rodada (A Santidade da Quaresma)

Sport e Náutico entraram em jejum o período da quaresma. O Santa não foi santo. Ao contrário da antiga tradição religiosa, o Santa iniciou com apetite o momento pós carnaval. Anteriormente, a Cobra não vencia nem fumava. Agora, contra o Bode, deu sinal positivo e "ateu" para a torcida. Ainda com mais apetite depois da festa momesca, o Azulão estraçalhou o Carcará no Cabo de Santo Agostinho. A Cabense venceu o Salgueiro por 4 a 1 e ainda teve o luxo de desperdiçar cobrança de pênalti. O Azulão, em terceiro, está a apenas um ponto do Náutico, segundo colocado, e a cinco do Santa, quinto.

Os times de Caruaru aprontaram nesta rodada. Jogando fora de casa, o Porto bateu o Náutico e o Central derrotou o Ypiranga. A situação do alvinegro agrestino é ainda mais animadora. O Central venceu a terceira partida consecultiva e começa a ameaçar algumas equipes que ainda não se firmaram na briga por uma vaga na semifinal. O Porto, mantendo a fama de ser o calo dos times da capital, aproveitou a apatia alvirrubra e "inverteu" os papéis da expectiva nos Aflitos.


Destaques

  • Positivo: Santa Cruz. O Tricolor do Arruda jogou na quinta... mas ressurgiu das cinzas e não teve uma quarta ingrata.
  • Negativo: Náutico. O carnaval deve ter bagunçado a casa alvirrubra, a saudade foi tanta que chamaram o Gal(l)o.
  • Gol da rodada: Jardel, do Sete de Setembro. Acertar um pombo sem asas daquele e empatar aos 46 minutos do segundo tempo não deixa dúvidas da pintura - para o MASP! - do gol.
  • Deu com os burros nágua: Sport. Nos minutos finais em Garanhus, o Leão da Ilha parou para contar vantagem nos dedos da mão e não viu Jardel acertar o pé.
  • Rei da rodada: Jadílson, atacante do Vitória. O Imperador mostrou mais uma vez que a majestade de artilheiro.
  • Pedra na chuteira: Gestores do Náutico. A cartolagem alvirrubra acredita que tirou um coelho da cartola ao demitir Maculia... mas os clássicos podem ser mágicos mesmo.
  • Sem ter o que dizer em casa: Salgueiro. O Carcará permanece entre os quatro, mas levou uma ingrata quadra na quarta.
  • Curiosidade que não mata: Santa, Central e Vitória estão entre o céu e o inferno. Com 14 pontos, a "trinca" está dois pontos acima do Z-2 e dois abaixo do G-4.


Sete de Setembro 2 x 2 Sport - Esquecendo o Carnaval, o Leão teve uma desagradável surpresa "no" Sete de Setembro. Em jogo pouco empolgante, o time recifense se encadeou com a lanterna setembrina. A "desculpa" para a baixa qualidade técnica da partida esteve na auseência de titulares dos dois times. Aos seis do segundo tempo, Juninho Silva, de cabeça, aproveitou cruzamento de Júlio César. Aos 15, Diego cobrou falta, Índio tentou cabecear e César fez corta luz contra o goleiro Magrão. Um minuto depois, Júlio Cásar desempatou. Depois de perder várias oportunidades, o Sport sofreu o empate aos 46 do segundo tempo num golaço do atacante Jardel.

Náutico 1 x 2 Porto - O Gavião encaminhou o Timbu para o Bloco da Saudade. A segunda derrota consecultiva para times caruaruenses deixou o Náutico com 10 dias sem vitória. O Fraco futebol apresentado pelo time da casa foi camulhado aos 35 minutos de jogo, com gol de Derley. Anteriormente, o Náutico só havia chegado uma vez ao ataque. No segundo tempo, a dupla agrestina Arlindo e Fabian cantou no Aflitos. No gol de empate, Fabian iniciou jogoda e Arlindo complementou. No gol da viarada, Arlindo iniciou jogada concluída por Fabian. Assim, o Porto acompanhou o êxito do rival, o Central, contra o Náutico.

Cabense 4 x 1 Salgueiro - Nas alturas da classificação, o Azulão voou mais alto que o Carcará. A goleada fez a Cabense trocar de posição com o Salgueiro, assumindo a terceira colocação, na cola no Timbu. Em jogo inicialmente truncado, Eduardo fez o primeiro gol. Moreilândia, do Salgueiro empatou o jogo. Adiante, Cléberson marcou duas vezes e Eduardo novamente balançou a rede. O atacante Marcelo Caça-rato ainda perdeu um pênalti.

Ypiranga 0 x 1 Central - Na quarta, a Patativa confirmou resurgumento das cinzas. Depois de vencer o clássico contra o Porto, o Central derrotou o Náutico e o Ypiranga. A equipe comandada por Adelmo Soares venceu na Terra da Sulanca através de gol de Elton, aos 42 do segundo tempo. Com este placar, a Patativa costurou a Máquina de Costura, ultrapassando-a e ocupando a sexta colocação. O Ypiranga perdeu quatro posições e ocupa o nono lugar.

Vitória 3 x 2 Vera Cruz - O imperador Jadílson fez a diferença no primário derby de Vitória. Com dois gols do atacante Jadílson, o Vitória teve forças para vencer, de virada, o primeiro clássico "ViVer". O Galo começou empolgando ao abrir o placar e ampliá-lo ainda no primeiro tempo. Rafael Freitas, aos 8, e Negretti, aos 17, fizerem os primeiros gols da partida. Pouco depois, mais emoção no derby. Aos 33, Jadílson diminuiu e cinco minutos depois Bruno Garcia empatou. No segundo tempo apenas Jadílson balançou as redes... derrubando o Galo de Vitória.

Santa Cruz 2 x 0 Araripina - Depois das cinzas, a Cobra Coral papou Bode na brasa. Fazendo dois gols no primeiro tempo, o Santa garantiu vitória e quebra de cinco jogos de jejum. Gilberto Matuto foi o destaque do jogo ao participar dos dois gols. No primeiro, aos 15, Matuto mandou no primeiro pau e o lateral Fernandes, contra, abriu o placar. Aos 23, o camisa 2 mandou no segundo pau para o Tricolor do Arrua chegar ao segundo gol, marcado pelo zagueiro Alysson. Por critérios de desempates, o Araripina não ocupou o Z-2.

Nenhum comentário: