Três equipes ainda só conhecem um resultado na Série B 2010: vitória. Náutico, Figueirense e Bahia cumpriram todas as obrigações possíveis até o momento para tentar voltar à elite do futebol nacional.
Por outro lado, três equipes conhecem apenas o revés nesta Segundona. Ipatinga, Duque de Caxias e Icasa devem permancer com o discurso de que ainda está cedo para arrancar os cabelos diante da caulculadora.
Ultimamente, na Série B, o campeão não tem arrancado com boa pontuação desde o início. Mas, óbvio, que o trio da invencibilidade não está dando para curiosidades que podem e devem fugir a regra.
O grande discurso do fenômeno do "fôlego da metade para o fim do campeonato" deve ficar mais fraco com a paralisão da Segundona na época da Copa do Mundo. A argumentação de exemplo de clubes que disparavam com pinta de campeão e depois se contentavam apenas com a condição de figurante é baseada no aspecto físico.
Retirando alguns clubes nordestinos que participarão da Liga regional, a esquipes terão tempo de descanso e um "novo" início da Série B será iniciado no segundo semestre.
Imaginemos o discurso de Coritiba e Sport, campeões estaduais, de que os times precisarão de mais tempo para entrar no ritmo pós Copa?
Curiosidade: os dois únicos gols do Sport foram de volantes em chutes de fora da área. Dois belos gols em dois resultados mais feios.
Destaques
Positivo: Brasiliense. Desacreditado, o Jacaré está engolindo qualquer pessimismo. Encarando dois fortes candidatos ao acesso e título, o Brasiliense venceu uma e empatou outra fora de casa.
Negativo: Ipatinga. Em apenas dois jogos, o time acumula saldo negativo de quatro e nenhum ponto conquistado.
Gol da rodada: Zé Antônio, volante do Sport. O gol, em chute de três dedos, não garantiu os três pontos, mas valeu o empate e a beleza.
Deu com os burros nágua: Sport e Coritiba. Ambas equipes pensaram que o fator casa seria o ideal para voltar a vencer... o Coxa, pelo menos, não perdeu no Alto da Glória.
Rei da rodada: Eraldo, do América-RN. Marcou três gols e divide artilharia do campeonato.
Pedra na chuteira: Givanildo Oliveira, treinador do Sport. A pressão por resultados está casando boatos sobre a cabeça do treinador.
Sem ter o que dizer em casa: Zagueiro Preto Costa, da Portuguesa. Deu um passe horrível para o próprio time... belíssimo para o adversário desempatar o jogo.
Curiosidade que não mata: Os campeões pernambucano e paranaense estão sincronizados... por baixo. Uma derrota fora de casa e um empate como mandante.
Santo André 1 x 1 Brasiliense - No frio, o Ramalhão e o Jacaré se atrapalharam na matemática. A ausência de cinco titulares atrapalhou o Santo André que não aproveitou o saldo positivo de jogadores... empatou com o Brasiliense com dois atletas a menos.
Sport 1 x 1 Guaratinguetá - No apagar das luzes, a Garça ficou meio graça. Após primeiro enfadonho, os visitantes animaram o segundo tempo. Em noite inspirada, Lúcio Flávio fez gol e mandou bola na trave. Olhando para o relógio, o goleiro Jaílson perdeu tempo para tentar evitar o inevitável gol de empate, aos 44 do segundo.
Figueirense 2 x 1 Portuguesa - A Lusa entregou o ouro ao Figueira. Jogando em casa, o time alvinegro abriu o placar ao 10 minutos. Ainda no primeiro tempo, a Portuguesa empatou. No segundo tempo, o zagueiro Preto Costa errou ao tentar sair jogando.
Coritiba 1 x 1 América-MG - Aos 19 minutos, de cada tempo, Coxa e Coelho marcaram os únicos gols. No primeiro tempo, antes de ser expulso, Rafinha marcou o gol do Coritiba, que jogou como mandante em Joinvile. Na etapa complementar, Jandson marcou o primeiro gol do América Mineiro na Segundona.
Vila Nova 1 x 0 Icasa - Insatisfação para todos os lados. Apesar da vitória, o futebol apresentado pelo Vila não convenceu. O Icasa, mais uma vez, foi uma equipe dura de ser vencida, mas perdeu todos os dois jogos disputados até o momento. Joãozinho marcou o único gol do jogo.
Ponte Preta 1 x 0 Paraná - Reis e Martini garantiram vitória magra da Macaca. O atacante Reis aproveitou lance de Vicente aos 7 minutos de jogo. No segundo tempo, o Paraná teve pênalti a favor. O bom goleiro Eduardo Martini defendeu e garantiu a vitória dos anfitriões.
Ipatinga 1 x 2 Bahia - No Vale do Aço, valeu mais para o Tricolor de Aço. O Ipatinga criou, mas desperdiçou, oportunidades na primeira etapa. Todos os gols saíram no segundo tempo. Aos 9, Luizinho abriu o placar para o Ipatinga. Rodrigo Gral, aos 35, e Rogerinho, aos 47, viraram o jogo.
Duque de Caxias 1 x 2 Náutico - O Patrono perdeu a batalha para o Timbu. Ainda no primeiro tempo, de cabeça, Evando e Marcelo marcaram gols para o Náutico e o Duque, respectivamente e o meia Tinga foi expulso. No segundo tempo, Geílson fez mais um para o time pernambucano. Assim, com o exército maior, o time do Patrono do Exército perdeu a batalha... que também não foi dos Aflitos.
Bragantino 2 x 1 ASA - Jogadas aéreas derrubaram o ASA em Bragança Paulista. No primeiro tempo, os anfitriões conquistaram dois gols a partir de lances de escanteio. O zagueiro Émereson abriu o placar de cabeça. O atacante Alex Afonso ampliou para o Braga, de pênalti, ocasionado pelo toque de mão da defesa do ASA em cobrança de escanteio. O zagueiro Everaldo fez, contra, o gol de honra do time de Arapiraca.
América-RN 3 x 3 São Caetano - Sem baixar São Jorge, São Caetano ficou na igualdade com o Dragão. Ambas equipes tentavam se recuperar das derrotas na estréia. Erlado, marcou três gols para o América de Natal. Luciano Henrique marcou um, mas deu duas assistências mortais.