domingo, 9 de maio de 2010

Brasileirão-Série A 2010 - 1ª rodada (Começo caseiro)

O Brasileirão começou de forma caseira. Em época de baixa do dólar e boa cotação do Real no exterior, apenas o Cruzeiro vingou fora de casa. Dos dez jogos, apenas a Raposa venceu fora de casa. A façanha do Celeste foi justamente contra uma equipe luta nos últimos anos investiu pesado, mas ficou apenas na condição de "quase" campeão.

Pelo placar, o jogo que mais chamou atenção foi o da Ressacada. Impiedoso, o Avaí deixou o Grêmio Prudentino desnorteado... com dificuldade até de reencontrar o caminho de volta para casa. Abelhão não sabia se voava para Presidente Prudente ou para Barueri... ou ainda se procurava um buraco para se esconder.

Logo no sábado, no Engenhão, houve o encontro dos campeões paulista e carioca. Mesmo poupando jogadores para a Copa do Brasil, o Santos ainda arrancou ponto fora de casa. A Copa do Brasil teve alterou as escalações de Atlético Goianiense e Grêmio que empataram sem gol no Serra Dourada.

Com o motivo da Libertadores, Flamengo e São Paulo também evitaram colocar força máxima em campo. Diante da chuva no Maracanã, o campeão do ano passado e o campeão do ano retrasado realizaram um jogo morno.

Destaques

  • Positivo: Avaí. O time celeste começou goleando e fazendo belos gols.
  • Negativo: Internacional. O Colorado perdeu em casa logo na estréia.
  • Gol da rodada: O primeiro de Caio, do Avaí. Belo corte com a perna direita e belo chute com a esquerda.
  • Deu com os burros nágua: Botafogo. Não aproveitou o fato do Santos utilizar o time reserva.
  • Rei da rodada: Émerson, zagueiro do Avaí. O jogador saiu da defesa do Leão catarinense para balançar as redes e assumir a artilharia na primeira rodada.
  • Pedra na chuteira: Muricy Ramalho, treinador do Flu. O comandante começou perdendo e terá de convencer a insatisfação de acumular derrotas antes do campeonato.
  • Sem ter o que dizer em casa: Todos do Grêmio Prudente. É totalmente imprudente estrear sofrendo goleada.
  • Curiosidade que não mata: Houve equilíbrio na primeira rodada. Apenas a goleada do Avaí sobre o Grêmio Prudente teve diferença superior a um gol no placar.

Botafogo 3 x 3 Santos - Mistão Santinta ficou no ponto com o Fogão. O encontro dos campeões carioca e paulista teve muita ofensividade. O Peixe poupou alguns jogadores e não perdeu qualidade.

Palmeiras 1 x 0 Vitória -Evitando "Sessesões" no Palestra, Lincoln livra Porco do Leão. Mal em campo, o Palmeiras desperdiçou grande chance aos 17 minutos do segundo tempo, quando teve um jogador a mais em campo e uma penalidade a favor. Com chuva de água e de insatisfação nas arquibancada, aos 33, Lincoln esfriou a "guerra" que nem a precipitação pluviométrica conseguia controlar.

Atlético-GO 0 x 0 Grêmio - Em jogo de "quases", faltou pouco para a rede balançar. Com a cabeça nas semifinais da Copa do Brasil, Atlético Goianiense e Grêmio realizaram jogo sem gols, mas com emoção em lances de muito perigo. Geninho parece ter armado uma equipe interessante.

Flamengo 1 x 1 São Paulo -Os últimos campeões começaram empatando. O Flamengo, campeão do ano passado, e o São Paulo, campeão do ano retrasado, colocaram times mistos por causa da Libertadores. Na chuva, os centroavantes Washignton e Denis Marques balaçaram as redes.

Atlético-MG 2 x 1 Vasco - O Gigante da Colina caiu nas Alterosas na volta à elite. Aos 18 minutos de jogo, em duas jogadas de Tardelli, Ricardinho e Muriqui já tinham balançado as redes. No segundo tempo, o Vasco acordou, mas só conseguiu fazer um gol e lamentou a derrota.

Internacional 1 x 2 Cruzeiro - Realidade "violenta" foi mais forte que ficção da violência. O atacante Kléber, considerado por algumas pesquisas como o jogador mais violento do Brasil, marcou duas vezes para os visitantes. Taison, franzino e passivo, que carrega homenagem ao grande boxeador, marcou apenas um para o Colorado.

Corinthians 2 x 1 Atlético-PR - Coadjuvante Souza reaparece com importância na vitória corintiana. O Furacão abriu o placar com Wagner Diniz e falha do sistema de defesa dos anfitriões. No segundo tempo, Souza empatou. Já nos minutos finais, Souza não foi um bom ator ao imitar o salto do Free Willy... mas o árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique ficou emocionado com a nostálgica cena.

Ceará 1 x 0 Fluminense - Experiente Geraldo fez o dever de casa do Vovô. Apesar da contestação dos jogadores pó-de-arroz, o meia Geraldo levou um tranco na hora da finalização... talvez não fosse situação para queda, mas houve falta dentro da área. Muricy, ao procurar outro tricolor, ainda não se acertou.

Guarani 1 x 0 Goiás -Mazzola brasileiro fez o único do Bugre. Em jogo fraco tecnicamente, o jovem atleta emprestado pelo São Paulo livrou o time do Brinco de Ouro da Princesa. O jogo marcou encontro de duas equipes que foram fiasco nos estaduais.


Avaí 6 x 1 Grêmio Prudente - Sem "prudência", o Avaí massacrou o Grêmio Prudentino. O destaque da noite foi o zagueiro-artilheiro Emerson, autor de três gols. O meia Caio, autor de dois gols, e o atacante Roberto ainda marcaram belos gols. O Grêmio Prudente foi imprudente ao perder dois atletas por expulsão.

Nenhum comentário: