quarta-feira, 12 de maio de 2010

Convocação - Os 23 de Dunga

Depois de alguns poucos anos, algumas dezenas de meses, faltando poucas semanas para a Copa da África o treinador Dunga convocou os 23 atletas. Barrou Victor, Roberto Carlos, Ganso, Gaúcho, Neymar, Adriano e a equipe de reportagem do programa de cômico-jornalismo do CQC, da TV Band.

Avaliando as escolhas de acordo com as posições, não houve surpresa. Pela atual situação, todos aguardam uma "surpresa" do time em campo. Sem arrodeios, a seleção deste ano não é das melhores e a convocação deixou uma sensação de desarrumação na lateral-esquerda e no meio de campo.

A verdadeira torcida é de que a seleção 2010 reproduza o que aconteceu com as seleções de 1994, com Parreira, e 2002, com Felipão, quando poucos acreditavam na conquista da taça.


Goleiros - Júlio César, Gomes e Doni.
- Ótima escolha. São os três melhores goleiros brasileiros do momento. O goleiro Victor tem qualidades, mas está abaixo do nível técnico dos companheiros.
Júlio César dispensa comentários... acho que estaria até na lista da "Seleção Mundial".
Gomes é seguro, experiente e tranquilo, este último requisito é importantíssimo para a situação de goleiro reserva para Copa do Mundo... imagina assumir o posto titular aos 30 do segundo da final?
Doni, apesar da irregularidade, é um dos melhores na posição.


Zagueiros - Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva.


- Boa escolha. Lúcio é indiscutivelmente o melhor zagueiro brasileiro da atualidade. Juan tem uma tranquilidade que, às vezes, causa sensação de falta de vibração, além disso, falta mais vigor físico para a posição de zagueiro. Sem dúvidas, Juan tem muita qualidade, mas sua condição de convocação é questionável. Luisão é ótimo no jogo aéreo e está entre os melhores. Thiago Silva merece a vaga por ser o maior candidato ao posto do veterano Lúcio.



Laterais - Maicon, Daniel Alves, Gilberto e Michel Bastos.


- Boa escolha. Lados opostos. Se fosse briga político partidária, na seleção, dirímaos que a direita está melhor preparada. A esquerda conta com excesso de experiência e ausência deste requisito ao mesmo tempo. Gilberto é regular e faz, corretamente o feijão com arroz. O jovem Michel Bastos conquistou a vaga com plena justiça ao futebol.


Meias - Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Kleberson, Kaká, Ramires, Elano e Júlio Baptista.


- Ruim escolha. Excesso de segundo volante e ausência de meia de ligação. A dúvida de todos é: E se Kaká sentir a pubalgia? ...o torcedor vai sentir uma dor em lugar bem próximo ao local de problema crônico de Kaká. Júlio Baptista é injustamente criticado. O forte meio campista joga pelo time... por todo aquele tamanho, quem duvidaria que ele é um carregador de piano? O problema é que o futebol de Kaká e Júlio são bem distintos. Daniel Alves ou Ramires poderiam assumir a titularidade na condição de meia-ofensivo, mas, dificilmente, com a mesma qualidade de um Ganso, atualmente. Dos oito atletas para o meio, apenas Kaká não é volante.

Atacantes - Luís Fabiano, Robinho, Nilmar e Grafite.


- Regular escolha. Qual a diferença de Neymar para Nilmar? Neymar está em ascensão, Nilmar em queda livre. Não podemos deixar de esquecer a falta de experiência de Neymar, mas não é caro pensar nas más expriências Nilmar nos últimos jogos da seleção. Luís Fabiano e Robinho só esperavam os dias. Dunga fez justição ao convocar o atacante Grafite.
Total: de regular a boa.

Nenhum comentário: