segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pernambucano 10 - 19ª rodada (A hora da honra)

Distantes na tabela de classificação, o Santa Cruz começa a imitar o líder Sport na competição. Leoninos e tricolores superaram o cansaço das vitórias classificatórias na Copa do Brasil e venceram adversários duros nesta rodada. Nos desfalques, ambas equipes perderam o principal goleador e um meia importantíssimo no time principal. Suspensos, Ciro e Brasão não entraram em campo. Machucados, Eduardo Ramos e Jackson ficaram de molho vibrando o êxito das respectivas equipes que defendem. Na Ilha, a empolgação do momento é a hegemonia das vitórias e a manutenção da honra de 46 jogos seguidos de invencibilidade em campeonatos estaduais. Ressurgindo aos poucos e fugindo dos climas menos favoráveis, o Santa luta justamente pela honra. O Tricolor do Arruda terá de honrar o imenso apoio que está recebendo da fiel e apaixonada torcida.
Menos honrado no momento anda o Timbuzinho. Enxotado da Copa do Brasil, o time de Rosa e Silva abriu o bico no Carneirão e engoliu pêlo. O Timbu acabou se engasgando com uma virada sobre virada contra o Vitória. Em época de instabilidades climáticas, as nuvens negras estão bem formadas nos Aflitos... falam que a situação está tão complicada que em breve haverá Gallo encarado cabra.
Considerando que o Náutico honrará a gordura de seis pontos em mais nove a serem disputados nesta primeira fase, resta um vaga para as semifinais. A Cabense está vacilando; a Patativa está chegando; com problema na corrente elétrica, a Maquina precisa melhorar um pouco mais o desempenho para jogar a fase seguinte; o Gavião continua sobrevoando a área do G-4.

Destaques
  • Positivo: Sport. Com 47 pontos em 2010, o Leão acumula 46 jogos de invencibilidade desde 2008.
  • Negativo: Náutico. Está derrapando justamente nas últimas rodadas da primeira fase...
  • Gol da rodada: Do atacante Jadílson, com jogada do lateral Suélliton, do Vitória, aos 47 do segundo. Mais que "a importância do importantíssimo" gol, a beleza do gol. Suélliton relembrou até a antiga boa fase de Rosembrick.
  • Deu com os burros nágua: Sete de Setembro. Vencia o Galo por 1 a 0 e "comemorava" uma falha do árbitro Nielson Nogueira. Mas, aos 52 do segundo tempo, veio empate. Lamentou empate e sonho de permanência da elite pernambucana.
  • Rei da rodada: Leandrão, atacante do Sport. Marcou dois gols e sofreu pênalti que originou outro... Contra o azulão, Leandrão colocou as unhas de fora.
  • Pedra na chuteira: Gallo, treinador do Náutico. Ameaçado, perdeu mais uma e não fez nada melhor que Maculia.
  • Sem ter o que dizer em casa: Kiros, atacante do Porto. O Grandalhão até se abaixou para fazer um estranho gol contra.
  • Curiosidade que não mata: O meia Guego, ex-Porto, atualmente no Central, novamente balançou as redes no clássico caruaruense.
Cabense 1 x 3 Sport - Monopólio leonino causa desespero ao Azulão.
Desfalcado de Ciro e Eduardo Ramos, Leandrão foi o destaque do time. Jogando no Gileno de Carli, o Sport foi apressado. Exerceu forte pressão no primeiro tempo e abriu vantagem de 2 a 0 na primeira etapa. O lateral Júlio César ainda aproveitou cobrança de pênalti. No segundo tempo, o Leão pisou no freio, mas se manteve na direção dos gols. Aos 15, Ricardinho cobrou escanteio e Leandrão deu forte cabeçada para fazer o terceiro gol do time. Aos 31, Caça-rato diminuiu o placar, mas o time continuava na ratoeira, ou melhor dominado. Mesmo na quarta colocação, a Cabense tem a mesma pontuação do Central e, com menos de três pontos de diferença, Ypiranga e Porto são ameaças reais.
Vitória 3 x 2 Náutico - Virada da virada deixa Gallo tonto.
Outro "Vitória" fez o Timbu perder até noite de sono. Sem criação de jogadas, o Náutico apenas entrou em campo no primeiro tempo. Em Vitória, a zaga alvirrubra dava apenas tabocadas na bola em um primeiro tempo sem gols e sem futebol de verdade. Na etapa complementar, cinco gols foram marcados. Aos 8, o lateral Suélliton cruzou e Jadílson, de cabeça, abriu o placar. Era um ensaio da pintura do último gol do jogo. Dinda e Diego Bispo viraram para o Timba. Adiante, o lateral Sandro Miguel, de pênalti, empatou. Aos 47, Suélliton cruzou para Jadilson, de peito, virar. O treinador Gallo segue ameaçado.

Ypiranga 0 x 2 Santa Cruz - Quente, o mi(x)to do Santa segura Máquina fora de casa. Sem cinco titulares e com outros jogadores cansados, o Tricolor do Arruda se segurou na primeira etapa e deslanchou na complementar. Em jogo de muita marcação em Santa Cruz do Capibaribe, quase não houve chances de gol para as equipes nos 45 minutos iniciais. No segundo tempo, o Santa melhou o posicionamento em campo e, consequentemente, o posicionamento na tabela de classificação. Com dois gols marcados, através de Joélson e Gilberto Matuto, a Cobra Coral assumiu a vice-liderança da competição. O Ypiranga lamentou por continuar apenas com chances de chegar ao G-4.

Araripina 2 x 1 Salgueiro - Temendo o tribunal, o Bode ganha gordurinha diante do Z-2.
O zagueirão Saulo marcou duas vezes para afastar o Bode das lanternas. No primeiro minuto de jogo o Araripina abriu o placar. Os donos da casa permaneceram pressionando o Salgueiro, mas não tranformaram a ofensividade em gol. Depois do intervalo, o Salgueiro voltou mais acordado e conseguiu o empate aos 26 minutos, através do meia Gilson Costa. Dez minutos depois o Bode berrou mais forte. O zagueiro Saulo marcou o segundo gol dele no jogo ao aproveitar cruzamento do volante Odilon. O Araratipina aguarda jugamento de escalação irregular do volante Dunga.
Central 2 x 0 Porto - Patativa vence clássico e segura concorrente direto.
Em jogo empolgante, a Patativa venceu novamente o clássico caruaruense. No primeiro tempo, o Central criou bastante oportunidades e aproveitou uma delas aos 28 minutos. Paulão fez boa jogada e Guego finalizou. No segundo tempo, o Porto foi para cima e o Central ameaçava através de belas armações de contra-ataque. Se Guego era do Porto e hoje faz gols para o Central, não há problemas. Mas, aos 30 minutos, o grandalhão Kiros, do Porto, de peixinho, afundou a própria equipe ao fazer mais um gol para os centralinos.

Sete de Setembro 1 x 1 Vera Cruz - No choque das lanternas, o Galo e o Lobo-guará permaneceram encadeados para permanência na A-1. Apesar das "iluminações" morais das duas equipes, houve queda de energia no Gigante do Agreste e todos ficaram no escuro em cinco minutos de paralisação. Mais ofensivo, os donos da casa abriram o placar aos 19 minutos do segundo. Aos 35, o Vera Cruz empatou o jogo... Niélson Nogueira também empatou... empatou a alegria do time de Vitória ao não ver a bola entrar na meta do goleiro Sílvio e atravessar a rede "peneira". Aos 52, Gilberto fez o gol e todos viram o empate dos dois lanternas.

Classificação:

1. Sport, 47

2. Santa, 35

3. Náutico, 34

4. Cabense, 28 pontos e 9 vitórias

---------------

5. Central, 28 pontos e 8 vitórias

6. Ypiranga, 27

7. Porto, 26

8. Vitória, 23

9. Salgueiro, 22

10. Araripina, 20

---------------

11. Vera Cruz, 15 pontos e saldo de -10

12. Sete de Setembro, 15 pontos e saldo de -18.

Nenhum comentário: