segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Brasileirão - 21ª rodada (Na onda do Avaí)

No ano passado, a esta altura das rodadas, o Avaí começava a pensar na Série A 2009. Hoje, a equipe alviceleste catarinense começa a pensar na Libertadores 2010. A vitória contra o Flamengo contra o Urubu colocou o gostinho da equipe comandada por Silas entrar no seleto grupo de cima da competição, mesmo que o Inter, com um ponto atrás, tenha dois jogos a menos.
Além do Colorodo, outras equipes começam a torcer pelo insucesso catarinense para começar a treinar o portunhol. Afiada, a equipe de Léo Gago ainda sofre a ameaça do Atlético-MG. Em situação um pouco menos cômoda que a do Saci, o Galo tem um ponto e um jogo a menos que o Avaí. A torcida negativa ao time da Ressacada ainda conta com Corinthianas, Barueri e Grêmio.
Entretanto, o alviceleste coloca em cheque um fato matemático contra a descrença, caso a equipe de Florianópolis mantenha o desempenho que tem desde a vitória sobre o Goiás, no Serra Dourada, até o final do Brasileirão, o título chegaria à Ressacada.
Se o título deve ficar um bom tempo em aberto, a briga pelas vagas do G-4 deve ser ainda mais acirrada.



Destaques

  • Positivo: Avaí. Com a vitória na Ressacada, a equipe do goleiro Martini segue com o slogan "Keep Walking" nas 11 partidas de invencibilidade.

  • Negativo: Fluminense. Jogo apático em casa contra o Barueri com o cúmulo da lanterna na mão.

  • Rei da Rodada: Souza, meia do Grêmio. Fez um gol e deu duas assistências para goleada no Galo.

  • Deu com os burros n'água: Náutico. O Timbú já estava de malas prontas para deixar o Z-4.

  • Pedra na chuteira: Celso Roth. O treinador do Galo foi goleado justamente contra a equipe que comandou até o final do Gauchão.

  • Gol da rodada: Paulo Baier. Belo gol no finalzinho contra o forte São Paulo garantiu a boa reação rubronegra.

  • Sem ter o que dizer em casa: Tite. A derrota para o líder diminuiu as chances do Colorado conquistar o Brasileirão 09.



Palmeiras 2 x 1 Internacional - Jogando de azul, Verdão não amarelou diante do Colorado. As duas equipes entraram em campo tentando se recuperar de derrotas na rodada passada. Mesmo com dois jogos a menos, o Internacional deixou de ter o melhor aproveitamento da competição. Esta partida pode ter sido decisiva para a equipe que levantará a taça do Brasileirão.

Santo André 1 x 0 Coritiba - O experiente Ramalhão mostrou ter pernas para derrubar o Coxa. O único gol da partida lembrou o velho pimball, depois de escanteio cobrado, vários chutes até a cabeçada mortal de Nunes. Contrariando Robin Hood ou algum dos vários seguidores da Teologia da Libertação, o Santo André não poupa os humildes. Depois de derrotar o Botafogo na rodada passada, venceu mais um jogo de seis pontos.

Sport 2 x 0 Vitória - Depois de várias derrotas, Sport conseguiu "perder" a lanterna. O encontro de leões rubronegros nordestinos não foi dos melhores, mas serviu para o Sport reencontrar Vitória em todos os sentidos. Se Vitória tem dificuldades de lembrar a última vitória conquistada fora de casa - na 1ª rodada, o Sport já tem que recorrer a uma enciclopédia para encontrar o triunfo por 3 a 0 contra o Palmeiras no ano passado.

Corinthians 3 x 3 Botafogo - O Fogão esfriou a reação corintiana. Foram seis gols de todas as formas possíveis. No encontro dos alvinegros, o paulista e o carioca, teve gol de penalti existente e inexistente, gol de falta, gols de cabeça e até de mão. Enquanto a Estrela Solitária tentou desacompanhar o Z-4, o Timão tentou acompanhar o G-4.

Atlético-PR 1 x 0 São Paulo - Baier também foi "Mil e uma utilidades": cobrou falta, rolou para o companheiro, correu, recebeu na área e fez o gol. A "utilidade" de Baier "limpou" a sequencia de sete jogos vitoriosos dos comandados de Ricardo Gomes. O Atlético Paranaense nunca perdeu para o São Paulo na Arena.

Grêmio 4 x 1 Atlético-MG - Contra mineiros, no Olímpico, o Grêmio encontrou o placar "Mapa da Mina". Na 16ª rodada, jogando em casa, o Tricolor dos Pampas derrotou a Raposa pelo mesmo placar que derrubou o rival de Minas. O grande destaque foi o meia Souza que marcou um gol de falta e sobrou nas assistências: foram duas mortais a favor do Imortal. O Galo começa a se distanciar da "crista" da tabela classificação.

Fluminense 0 x 0 Barueri - No Maracanã, sem gols e com pouco público, Flu retomou a lanterna. Com boa troca de passes ofensivos, o Barueri chegou mais perto de abrir o placar. O caro treinador Renato parece que vai "conseguir" fazer o que não deixaram em 2007, rebaixar o time das Laranjeiras. Mesmo com turbulência política, o Barueri vai segurando a casa e sinalizando a Série A de 2010.

Goiás 2 x 1 Santos - Equipe de Hélio dos Anjos foi mais forte que o Santos e luta pela divina liderança. O Goiás continua como "quem não quer nada... querendo" neste segundo turno. O Esmeraldino deixou São Paulo, Inter e Galo para trás e colou em outro alviverde na briga pela ponta da tabela. Assim como em vários outros jogos, o Goiás foi objetivo e marcou dois gols de fora da área. O time de Luxa campanha mediana.

Cruzeiro 4 x 2 Náutico - Com chuva de gols, Cruzeiro faz passeio Náutico. Assim, o resultado deixou o Timbú a ver navios na briga para deixar a zona de rebaixamento. O destaque da noite foi o atacante Welligton Paulista que marcou três dos quatro gols mineiros. Lamentando as quedas de energia no Mineirão, o alvirrubro tentará não lamentar outras quedas bem mais incômodas.

Avaí 3 x 0 Flamengo - Clube de Regatas Flamengo afundou ao ver o Avaí. Absoluto em campo, o time do Avaí aproveitou a fraqueza do apático e desfalcado Flamengo. Luiz Ricardo, Léo Gago e Tiago Capixaba garantiram o bom momento do Avaí. Adriano ainda não fez uma exibição para "agradecer" a convocação para a Seleção Brasileira.

Nenhum comentário: