domingo, 2 de agosto de 2009

Brasileirão 16ª rodada (Com classificação de tabus)

A 16ª alimenta as sequências positivas ou negativas. Algumas equipes começam a perder a conta de quantas rodadas estão sem vibrar com três pontos. Na lista de devedores estão Náutico (12), Fluminense (11), Sport (6), Coritiba (5), Santo André (5) e Corinthians (3). Por outro lado, também existe a lista dos times que estão sem sofrer derrotas. O Botafogo é o líder da lista, são sete jogos sem derrota. Os demais são Avaí (6), São Paulo (5), Goiás (5) e Palmeiras (3). O Goiás ainda comemora a quinta vitória consecultiva.

Na rodada, o destaque é do Grêmio que arrasou o algoz do Imortal na Libertadores, o Cruzeiro. No Mineirão, o Galo duelou com o Coxa em jogo emocionante e encostou no Palmeiras que alimentou outro jogo de ex Libertadores. Mais uma vez o Palmeiras levou a melhor sobre o Sport. Outro pernambucano em campo foi o Náutico que arrancou um empate contra o Flamengo, no Rio. Os times nordestinos mostram, nos últimos anos, que não existe mais a história de "ter camisa" para vencer... o Náutico teve, só não teve calção...

O time de Adilson Batista foi a maior decepção da rodada. O Cruzeiro começa a colocar em cheque uma boa campanha... se não for bem, deve mesmo colocar em cheque muita coisa... o time é caro demais para apenas ficar numa zona intermediária, a zona do nada.



Destaques


  • Positivo: Grêmio. Se não faz valer os jogos fora de casa, no Olímpico mantem ótimo retrospecto.


  • Negativo: Cruzeiro. Perdeu o jogo e a cabeça em Porto Alegre.
  • Gol da rodada: Paulo Baier. Esqueceu o melhor futebol, mas fez um belo gol contra o Flu em jogo de "seis pontos".
  • Rei da rodada: André Lima. Esquecido no São Paulo, volta a ser lembrado no Fogão. Marcou os dois gols contra o Barueri.
  • Pedra na chuteira: Mano Menezes. Sem as estrelas, o time começa a cair.
  • Deu com os burros n'água: Vágner. Empolgado com vitória parcial no Maraca, trocou o calção sem avisar ao árbitro. Esqueceu que jogador de futebol tem que ser igual a menino criado por avó e solicitar tudo antes de executar.


  • "O que vou dizer em casa?": Bruno Teles. Com um time na zona de rebaixamento, Bruno conseguiu tirar a bola de Magrão e a paciência da torcida leonina.





Sport 0 x 1 Palmeiras - Bruno Teles, contra, fez gol a favor da liderança. O jogo foi fraco e a equipe de Muricy aproveitou os dois vacilos rubronegros: expulsão de Hamilton e gol contra de Bruno Teles. Diante de tanto sofrimento e pequenos detalhes definindo as derrotas, a torcida da Ilha, daqui a pouco, vai gritar: "Azá, azá, azá, azá, azá..."



Botafogo 2 x 1 Barueri - Mudança na interjeição "É fogo!". Depois de perder algumas no fim da partida, Glorioso vence nos minutos finais. Agora, ouvir "É Fogo!" não significa lamentação, mas saudação ao time de Marechal Severiano. As vaias aos cariocas parecem justas pelos números da partida a favor do Barueri, mas André Lima não é O Justiceiro... foi qualquer outro super herói de estrela solitária.
Corinthians 0 x 0 Avaí - Corinthians deu duro, mas Martini falou mais alto no Pacaembu. Assim, nenhuma das equipes tomou nada, foi zero para todos os lados. O time de Silas "tropeçou" depois de cinco vitórias consecultivas, mas conquistou um ponto fora de casa. O Timão continua tirando um cochilo. Sem Ronaldo e os atletas negociados, Mano começa a ficar com um pulga atrás da orelha. Além de motivar uma equipe que já está na Libertadores, a parte técnica começa a deixar dúvidas.
Atlético-PR 1 x 0 Fluminense - Furacão soprou Pó de arroz, mas sem sacodir a poeira. Fora da Baixada, o Atlético conseguiu uma discreta subida na tabela e agora é o líder do Z-4. O Flu não sabia se torcia pelo Fla ou pela sua posição na tabela. O Mengão nem venceu nem perdeu, mas o destino não quis nem saber, colocou a lanterna na mão do Fluminense. Em 2007, Renato não conseguiu porque a diretoria não deixou, mas agora em 2009, se continuar, tem grande chence de fazer uma boa campanha na Série B do ano que vem.
Flamengo 1 x 1 Náutico - Gilmacher fez o Timbu largar na frente, mas barbeiragem de Claudio Luiz atrasou a ambição alvirrubra. Assim, o Náutico só largou mesmo a lanterna. Fazendo falsa pressão, o Urubu não levou grande perigo ao goleiro Gledson a expulsão de Vágner, que confundiu o lotado Maracanã com um momento solitário no próprio quarto. Apesar de tudo, o Timbu expressou leve sorriso.
Vitória 0 x 1 São Paulo - Tricolor paulista foi o primeiro a ter livre acesso no Barradão no Brasileirão 2009. Em Salvador, o jogo foi truncado e o herói foi o franzino Dagoberto. Sem dúvidas, um grande resultado para a equipe de Ricardo Gomes que começa a sinalizar reação e pulga atrás da orelha dos líderes, inclusive de Muricy.
Santo André 1 x 2 Goiás - A saída de Sérgio Guedes parece ter afetado o time do ABC. O presidente e dono do Ramalhão brigou com o treinador Sérgio Guedes e agora vai ter que brigar também com a degola. Deve ser muita luta para evitar a Série B 2010. Ironicamente, Gallo deve saber que não deve honrar seu próprio canto no Bruno José Daniel. Lá já tem quem cante de Galo. O Goiás continua como visitante que você nunca convida. O time de Hélio dos Anjos, com muita competência, conquistou a quinta vitória consecultiva.
Grêmio 4 x 1 Cruzeiro - No início do segundo tempo, o Cruzeiro vencia por um gol a zero e duas expulsões a zero. Ao final, não suportou pressão e sofreu vingança do Grêmio. As duas equipes se encontraram na Libertadores deste ano, os mimeniros levaram a melhor em jogo bastante tenso. Pela 16ª rodada, não foi diferente na tensão, apenas na vibração.
Atlético-MG 3 x 2 Coritiba - Galo sofre, abate Coxa, mas continua inteiro na cola do Porco. Em jogo movimentado e empolgante no Mineirão, Coritiba jogou de igual para igual, mas a diferença no placar persistiu. O Galo fez 2 a 0, deixou o Coritiba empatar, mas fechou o placar aos 42 do segundo tempo. Detalhe que no primeiro tempo foram três gols, todos de cabeça. No segundo tempo dois gols, um com a esquerda outro com a direita.

Nenhum comentário: