A 24 ª rodada revelou grandes apresentações de dois artilheiros que parecem ter se fortalecido pelo "simples" fato de terem sido lembrados por Dunga na última convocação canarinha. Ciente da acirrada disputa para viajar à África do Sul e tentando exterminar a instabilidade, Adriano terá de matar um leão por dia para ser lembrado na Copa de 2010... No sábado, Adriano massacrou o primeio Leão que encontrou pela frente. Para Tardelli, a história é ainda mais complicada. O artilheiro do Galo fez um gol que inquieta vários concorrentes à vaga de atacante da seleção. Mas Tardelli não poderá ser convocado apenas por um belissimo gol. Assim, perder Adriano e Tardelli em algumas radadas para a seleção deve ter um passo atrás e vários à frente para Andrade e Celso Roth no Brasileirão.
O outro lado da história pode ser ainda mais ingrato. Se os artilheiros são os nomes de uma partida, o goleiro é a caneta para que as letras sejam grafadas. Ainda para piorar, se para tais goleiros falar de seleção seja uma piada. No sábado pasado, ninguém mais deverá lembrar de Martini e Magrão, goleiros do Avaí e do Sport, respectivamente. Apesar dos resultados negativos, o camisa 1 do Avaí e o do Sport deveriam ter seus méritos valorizados. Martini tomou dois do São Paulo, mas trabalhou bastante no segundo tempo evitando maior vexame dos catarinenses. Magrão fez um milagre no primeiro tempo e vários no segundo. Como é ingrata a vida de goleiro... até quando dão duro o placar teima em ser infiel ao suor.
A rodada também esquentou a briga pelo título. Sincronizados, Palmeiras e Inter "puxaram" o São Paulo de volta para a briga. A elite do título está formada. Como a elite é bem reduzida, tem vaga até para o segundo pelotão tentar uma vaga na Libertadores. Galo e Goiás que se cuidem, Grêmio, Corinthians e Barueri estão de olhos abertos para uma disputa na América do Sul 2010 ainda no primeiro semestre.
Destaques:
Positivo: São Paulo. O Tricolor Paulista, com Morumbi lotado, venceu e contiua na cola dos líderes, atormentando.
Negativo: Fluminense. O Tricolor carioca, com Engenhão apático, perdeu e continua na cola do time da Série B, atormentado.
Rei da Rodada: Adriano, atacante do Fla. Imperou no Maraca e não deu espaço ao Leão.
Pedra na chuteira: Muricy Ramalho, treinador do Palmeiras. Jogou com a pressão, justamente, do São Paulo e tropeçou... com uma pedra na chuteira.
Gol da rodada: Diego Tardelli, atacante do Galo. O faro de artilheiro para dar um toque apenas para comemorar golaço, virada e G-4.
Deu com os burros n'água: Tite, treinador do Inter. Ouvindo a derrota do Palmeiras, tropeçou e desperdiçou a liderança.
Sem ter o que dizer em casa: Hélio dos Anjos, treinador do Goiás. Hélio costuma soltar toda rouquidão ao perder uma partida... mas o momento de perder várias partidas chave deve dar uma trabalho danado de convencer o torcedor esmeraldino.
São Paulo 2 x 0 Avaí - O Tricolor confirmou a briga pelo título, o Avaí deixou em dúvida o status de sensanção do campeonato. Abusando do mesmo esquema que levou a uma invencibilidade de 11 jogos, o time catarinense sofreu uma falsa pressão no primeiro tempo; no segundo, a pressão virou verdadeira e os comandados de Silas não resistiram. Dagoberto foi o nome do jogo ao participar dos dois gols. Eduardo Martini ainda deu duro para evitar um vexame maior. Aparentemente, todos descobriram o segredo de Silas.
Flamengo 3 x 0 Sport - O Imperador emperrou a reação dos rubronegros pernambucanos. Além de Adriano, a noite foi do veterano Petcovick. O sérvio, sem marcação, encontrou muito espaço para oferecer passes precisos para os companheiros fuzilarem o cambaleante Leão. Magrão fez defesas difícies, principalmente no segundo tempo, salvando, pelo menos, o Sport de uma vergonha maior no Maraca. Depois de levar 5 do Flu, o Leão da Ilha está traumatizado com o Maracanã. A derrota quebrou uma invencibilidade de três jogos do rubronegro pernambucano e concretizou a mesma quantia de jogos sequenciais sem derrotas para os cariocas.
Santos 1 x 0 Santo André - A união fez a força, Santos bate em Santo. Com boa troca de passes no meio de campo, o time de Luxemburgo fez valer o mando de campo e, com gol do atacante titular Neymar, passou apertado pelo time do ABC paulista. O time da Vila ainda pode sonhar com uma reação que o condicione a disputar a próxima Libertadores, o time tenta reagir e para de ter o pesadelo de disputar a próxima Série B. No Ramalhão, o treinador Sérgio Soares restreou.
Internacional 2 x 3 Cruzeiro - O Cruzeiro arrancou a ponta do Inter depois de traição de virada. Jogando no Beira-rio, o Saci presiva da vitória para pular o Porco - atual líder. Depois de um penalti convertido para cada um dos lados, Gilberto colocou os mineiros na frente. Andrezinho, de falta, empatou. Thiago Ribeiro desempetou o jogo e empatou o sonho do Tite comemorar a liderança.
Vitória 3 x 2 Palmeiras - Em Salvador, o Verdão foi salvo pelo Cruzeiro. Na Bahia de todos os Santos, São Marcos não encontrou um lugar confortável. O Vitória abriu o placar depois de uma bobeada do camisa 12 palmeirense. Pensando no afunilamento da tabela, Marcos fez uma tabelinha com Uélinton. Robert, que substituiu o ex-Vitória Obina, empatou, mas viu mais dois gols antes de fazer o segundo. Sem poder substituir, Ramalho pensava emcolocar Hate no lugar de Love. O atacante das trancinhas se enrolou em lance que ocasionou o segundo do Vitória, momento capital para a derrota alviverde.
Atlético-MG 2 x 1 Atlético-PR - Entre atléticos, mineiros respiram G-4, paranaenses tentam ganhar fôlego. O time comandado por Celso Roth voltou a vencer no Mineirão depois de mais de um mês de jejum. Alex Mineiro e Rentería fizeram, de cabeça, um gol cada. Diego Tardelli fez um dos mais belos gols do Brasileirão para decretar a vitória que coloca o Galo novamente entre os classificáveis para a Libertadores.
Barueri 3 x 1 Goiás - Márcio Careca deixou os esmeraldinos de cabelo em pé na briga por vaga no G-4. Depois de marcar o primeiro gol do jogo, Careca ainda serviu Thiago Humberto que marcou o segundo do Barueri, terceiro do jogo. O terceiro do Barueri foi do veterano Basílio, de 37 anos... ou seja, Basílio já tem idade de ser "pai" do Barueri, de 20 anos. O Goiás continua decepcionando e caindo de produção em momentos importantes. Uma vitória deixaria os goianos com força para brigar pela liderança.
Náutico 0 x 2 Grêmio - O Grêmio quebrou tabu e Timbú nos Aflitos. O jogo não foi uma batalha, foi uma ameaça de extinção de Timbú na primeirona. Em jogo feio e truncado, até os gols foram estranhos. No primeiro, Souza contou com a falha de posicionamento de Gledson, da trave e dos efeitos da física. No segundo gol, Jonas contou com uma tentativa de balão, da falha de Asprila e da sorte quando o goleiro do Náutico estava sem visão do lance. O Grêmio conquistou a primeira vitória fora de casa.
Botafogo 0 x 0 Fluminense - Em jogo de seis pontos, cariocas perderam quatro. O Botafogo e Fluminense decepcionaram os corajosos que encararam a "viagem" ao Engenhão. Com lances bisonhos, nem tricolores nem alvinegros tiveram o mínimo prazer de gritar algum... os gtitos foram apenas para xingar. Como andam as coisas, as duas equipes devem protagonizar mais encontros além do estadual do Rio em 2010... dificilmente na Série A.
Um comentário:
Adriano não está la essas coisas. Foi um jogo bom apenas.
Postar um comentário