segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Brasileirão 25ª rodada (secando a traseira do Porco)

Os escorregões dos líderes continuam apimentando a briga pelo título. Com o Porco parado, os candidatos à liderança fizeram uma fila atrás do Imponente... parece até um engavetamento de carros. O Inter mais uma vez perdeu, o São Paulo empatou e Porco gostou. O Palmeiras jogará no meio de semana um pouco mais leve contra o Cruzeiro, buscando um discreto e importante distanciamento dos Colorados e Tricolores paulistas. Diferente de outras edições em que os líderes pouco tropeçavam, a briga deste ano tem tudo para ser mais longa e com mais concorrentes.

Mesmo com as dificuldades práticas, Galo e Goiás teimam em assistir a briga do Trio de Ferr de camarote. Pular do camarote para o palco principal é apenas um pequeno pulo... algo como umas duas vitórias seguidas.

Mesmo com dois zero a zero, a 25ª rodada também chamou atenção pela quantidade de goleadas. O Avaí foi impiedoso com o Baruei na disputa pelo campeonato sulamericano a ser disputado. O Goiás não deu boas vindas a Ronaldo em pleno Pacaembu. O Grêmio humilhou o Fluminense no Olímpico.

No Z-4, aos poucos, Fluminense e Sport vão afundando e perdendo o medo do fantama do rebaixamento. O Tricolor não larga a lanterna. Próximo ao Flu, o Sport continua iluminado pelo utensílio das Laranjeiras.

Destaques


Positivo: Goiás. A goleada ofuscou a volta de Ronaldo.

Negativo: Fluminense. O lanterna goleado...

Deu com os burros n'água: Ricardo Gomes. Recuou e deixou escapulir a chance de liderar, pela primeira vez, o Brasileirão 2009.

Gol da rodada: Marcinho, atacante do Atlético-PR.

Pedra na chuteira: Tite, treinador do Internacional. Pela segunda vez consecultiva parou de pontuar quando poderia liderar.

Rei da rodada: Viáfara, goleiro do Vitória. Inspirado e mostrando serviço na comparação com Gléguer, travou o forte ataque colorado com belas defesas.

Sem ter o que dizer em casa: Cuca, treinador do Fluminense. Perder de goleada nesta altura e situação atrapalha qualquer explicação sobre a sonhada fuga do rebaixamento.



Vitória 2 x 0 Internacional - O Leão e o Saci reinterpretam capítulos da rodada anterior. Assim como fez contra o Palmeiras, o Vitória procurou sufocar o Inter e fez mais uma vítima que se segura no G-4. O Colorado realizou uma grande partida, mas assim como o embate contra o Cruzeiro, perdeu. Com destaque para o goleiro Viáfara, o Leão da Barra parece reagir positivamente no campeonato depois da volta do treinador Vagner Mancini. Desastrado, o Inter mais uma vez vacilou na hora de tentar a liderança absoluta... ou de pelo menos apertar o Porco.
Náutico 0 x 0 Atlético-MG - Aguado, Timbú cozinha o Galo no Caldeirão dos Aflitos e deixa apetite dos possíveis refugiados do Z-4 aguçado. Depois de um primeiro tempo de dar sono, as equipes acordaram no segundo tempo. Apesar de alguns momentos de ritmo mais forte, o funcionário do placar dos Aflitos continuou seu tranquilo sono. Temendo Santo André e Botafogo, o Timbú não para de olhar para trás. Torcendo por vaga na Libertadores, o Galo desperdiçou a chance de enconstar nos líderes.
Atlético-PR 1 x 0 Sport - Gol relâmpago do Furacão confirma tempo ruim para o Leão da Ilha. Mesmo sem chuva de gols, o torcedor atleticano saiu bastante satisfeito da Arena depois de safar-se de uma Leão espaçoso, mas desajeitado. Depois de fazer o único gol com um minuto de jogo, os paranaense deram muito espaço para o Sport correr, brigar com arbitragem, colocar bola na trave e desperdiçar gols e pontos que alimentassem o sonho de voltar a brigar pela permanência na Série A. Tentando se levantar, o maior erro leonino foi o execeso de bolas levantadas na área.
Santo André 1 x 1 São Paulo - No Santa Cruz, o São Paulo pecou e não bateu no pecador Santo André. Mesmo com mando de jogo, a equipe do ABC teve de entrar em Ribeirão Preto em situação semelhante aos jogos realizados no Morumbi. O São Paulo jogou abaixo do esperado, mas abriu o placar aos 7 minutos em jogada do ala esquerdo Junior César para o ala direita Jean fuzilar. Recuado, o São Paulo facilitou o caminho para Pablo Escobar traficar um ponto para o ABC, deixando outro para o Morumbi... o terceiro ponto do jogo ficou para "o santo".
Grêmio 5 x 1 Fluminense - Errando as barras, o Flu confirmou os erros na tabela. Aguardando uma queda, o time das Laranjeiras levou um coice em Porto Alegre. O Grêmio não jogou em ritmo forte, mas goleou o Tricolor carioca. Mal da cabeça, o time de Cuca ainda fez dois gols contra e contou com o suor do goleiro Gabriel para não sair do Olímpico "pedindo para sair da elite". Pela facilidade gremista, os gols da partida foram impressionantes. Com tanta passividade em Porto Alegre, o Flu parece ter jogado a toalha, o lençol e o tapete.
Avaí 4 x 0 Barueri - Torcendo por nova onda, Avaí vence, de goleada, depois de jejum. Apesar das chances de disputar uma Libertadores, o treinador Silas está afirmando que o time está perto de se garantir na Série A - meta do momento. O treinador do Avaí tem, realmente, os pés nos chão. O retorno do atacante William foi fundamental para a vitória catarinense. O Avaí vinha de três derrotas, justamente no momento em que o camisa 9 estava sem jogar, recuperando-se de contusão. Outro destaque é o meia-atacante Muriqui.
Corinthians 1 x 4 Goiás - Depois de lipoaspiração, Ronaldo falou que Timão tem gordura e tenta minimizar goleada. Enquanto todos acompanham a volta do Fenômeno, o Goiás, fazendo 4 gols, voltou ao G-4, em pleno Pacaembú lotado. O ponto forte do time esmeraldino foi a rápida troca de passes entre Iarley e Fernandão. Com três volantes em campo, a equipe de Mano Meneses deu todo espaço que os goianos queriam para apertar mais a briga no G-4. No único gol corintiano, a bola ainda beijou duas vezes a trave do goleiro Harlei... devem ter sido edições dos beijos de Judas para o time do Parque São Jorge.
Santos 0 x 0 Botafogo - O clássico Black or white desafinou na hora do grito de gol. O Santos continua defendendo vaga na Sulamericana 2010, o Fogão tenta evitar a Série B do próximo ano. Jogo chato e sem gols entre os times que já foram defendidos por Pelé e Garrincha. O preto e branco mais lembrou as cores das fotografias antigas dos momentos em que gritos de belos gols eram abundantes na Vila ou em General Severiano.
Flamengo 3 x 0 Coritiba - O Mengão ganhou a segunda seguida por 3 a 0 com espetáculo de Petcovick e Adriano. Depois de sufocar o Leão, o Urubu derrubou o Coxa no Maracanã com bela participação do sérvio e do Imperador. A possibilidade de ser convocado para a próxima Copa parece ser o principal combustível para a boa fase de Adriano. Já o meia Pet surpreende e cala a boca de todos que não acreditavam mais no futebol do jogador. O Coritiba não jogou mal, mas vacilou em momentos capitais.

Nenhum comentário: