segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Brasileirão - 26ª rodada (Pixote, o artilheiro)

A janela de contratações acabou. Mas na 26ª rodada, ouvindo transmissões de Norte - ops! - ...Nordeste à Sul, acompanhei um jogador que não tem o nome registrado no Boletim Informativo Diário da CBF. O tal jogador talvez não seja tão novo, mas provavelmente é multipresencial. No sábado e no domingo, o tal "craque" se fez presente no Couto Pereira, no Maracanã, na Ilha, no Mineirão e até no clássico no Morumbi. As afinadas goelas de radialistas teimavam em falar seu nome misturado com um verbo. Era o Pixote fazendo suas pixotadas.
Pixote deu o ótimo passe para Ronaldo abrir o placar no Clássico do Moumbi; não foi mal educado ao deixar Thiago Gentil fazer a jogada do segundo gol do Coritiba; no Mineirão, perdeu uma bola na intermediária e fez pênalti na sequencia da jogada; se queimou ao tentar dar um balão no argentino Dario Conca e tirou o sono do goleiro Neneca...
Na tabela, a Xuxa se faz presente. Há um estica e puxa entre a ponta e a rabeira. Na briga pela liderança, o Porco voltou a fazer uma gordurinha, deixando Esmeraldinos, Colorados, São paulinos e, porque não, Galos, chupando dedo. Ao hit do filme Missão Impossível, Sport e Fluminense venceram suas partidas em casa e encostaram no Botafogo, Santo André e Náutico... há uma tendência de cinco equipes brigarem por uma vaga na rabeira da tabela... A briga deve ser boa, nada de união, nada de um por todos e todos por um... um pela Série A e quase todos pela B...


Destaques:


  • Positivo: Goiás. O Esmeraldino continua quebrando as pessimistas previsões sobre o próprio desempenho no Brasileirão.
  • Negativo: Botafogo. Perder em casa é sempre ruim, mas pior quando ocupa vaga cativa no Z-4.
  • Deu com os burros n'água: Anderson, zagueiro, do Avaí. Os catarineneses estavam vencendo o Flu no Maracanã... até que o zagueirão do Avaí inventa de brincar na área e fazer a alegria no estádio.
  • Gol da rodada: Felipe, atacante do Goiás. Saiu do banco, virou o jogo e deixou o Goiás em segundo, atrás apenas do Porco.
  • Pedra na chuteira: Bosco, goleiro de São Paulo. Tem altíssima parcela de culpa no gol do Fenômeno... foi feia a cena do substituto de Ceni.
  • Rei da rodada: Marcelinho Paraíba, meia-atacante do Coritiba. Fez gol legal validado e invalidado, deu assistência... e "até" perdeu pênalti.
  • Sem ter o que dizer em casa: André Dias, zagueiro do São Paulo. Ficou assustado com o Fenômeno e com a lei da ação e reação... fez um passe "fenomenal" para o inimigo.



Palmeiras 2 x 1 Atlético-PR - Sem mala branca, o Porco desembolsou R$ 100 mil para derrotar o Atlético-PR. Apesar de não exibir um futebol vistoso, o líder Palmeiras, desfalcado de Cleiton Xavier, em, casa, encontrou muita dificuldade, mas venceu e ampliou a diferença para os candidatos ao título do Brasileirão. O zagueiro Danilo, emprestado pelo próprio Furacão, causou um vendaval na consciência dos cartolas rubronegros. Para jogar, o Palmeiras teve de pagar uma multa. Em campo, Danilo participou de todos os gols; com méritos nos alviverdes e com desconto no rubronegro. Paulo Baier não jogou bem... parace que Baier não é bom contra o Verdão.
Barueri 0 x 1 Cruzeiro - Depois de apanhar dos "Golias paulistanos", o Cruzeiro acertou o "David" paulista. Com um gol em posição de impedimento do agora meia Gilberto, o time celeste se recuperou das derrotas para São Paulo e Palmeiras. Além disso, os três pontos podem esfriar a cabeça de que reclamaram de arbitragem e do atacante Kléber... mas o problema é justamente esse. O bom time do Cruzeiro esfriou demais no Brasileirão. O meia-atacante Fernandinho voltou ao Barueri, mas não evitou a derrota.
São Paulo 1 x 1 Corinthians - Bobeadas no Clássico paulista entre tricolores e alvinegros teve gosto de Porco amargo. O São Paulo começou com mais volume de jogo, mas o primeiro gol foi do atleta mais volumoso. Ainda gordo, Ronaldo fez "apenas" o gol na bobeada da defesa tricolor. Insistindo no ataque, outro camisa 9 balançou a rede. Desta vez, a bobeada foi da arbitragem que não viu o impedimento de Washington. Hernanes fez boa partida, mas agora assiste a partida do Porco rumo ao título nacional.
Coritiba 2 x 0 Náutico - Paraíba foi o tormento de pernambucanos no Couto Pereira. Com domínio territorial e mais volume de jogo, os donos da casa abriram o placar no primeiro tempo com o atacante Rômulo, recebendo um passe de Marcelinho Paraíba. No segundo tempo, Paraíba fez dois gol e perdeu um pênalti. Porém, o meia-atacante do Coxa só pôde comemorar um gol, após a gentileza da defesa alvirrubra para o atacante Thiago Gentil. Em um cobrança de falta, paraíba chutou tão violentamente que nem ele viu a bola entrar. Tuta foi reconhecivelmente fraco no jogo.
Internacional 0 x 0 Flamengo - Com o Beira-Rio em maré alta, Inter e Flamengo afundaram a tentativas de afirmação. As fortes chuvas castigaram o gramado do estádio e venceram o sistema de drenagem. Em campo, ninguém venceu. A bola rolou, tentaram apenas fazê-la voar. Os colorados mais uma derraparam na briga pelo título nacional, os urubus continuam apenas sonhando com a Libertadores.
Fluminense 3 x 2 Avaí - A virada no Avaí virou a esperança por melhores ondas nas Laranjeiras. O time tricolor começou bem a partida, mas sofreu um gol logo aos 8 minutos de jogo. Na vontade, empatou. Mas logo aos 31 minutos de jogo, alguns tricolores já imaginavam a 12ª derrota consecutiva da equipe. Eis que a pretensão dos três pontos avaianos foi por água abaixo ainda no primeiro tempo. Dario Conca foi o melhor jogador em campo.
Goiás 2 x 1 Grêmio - Mostrando serviço, Felipe saiu do banco, matou o Imortal e revalorizou o Esmeraldino no G-4. Fora de casa, o Tricolor gaúcho abriu o placar com um belíssimo gol do inspirado Souza. Voluntariosa, a equipe de Hélio dos Anjos, que esteve sempre ofensiva, virou... com um olho no goleiro Victor e um ouvido na trapalhada de Bosco. Assim, o Goiás assume a segunda colocação tentando manter o ótimo ritmo até final do campeonato. Destaque para o oportunista atacante Felipe que perdeu espaço com as novas contratações, mas ganhou moral com um importantíssimo gol.
Sport 2 x 1 Santo André - Temendo luz da lanterna, o Leão bateu o Ramalhão e acendeu a luz da esperança. Por causa da vitória do Fluminense, ao entrar em campo, os atletas leoninos sabiam que a lanterna estavam no portão de entrada da Ilha do Retiro. No primeiro gol do jogo, a bola exerceu o caminho de um pimball até parar nas pernas do vetarano Gustavo Nery, que fez, contra, o primeiro do Sport. Outro veterano, Rodrigo Fabri, de cabeça, empatou. No segundo tempo, o jogo continuou fraco e esquisito. Mesmo assim, Vandinho fez o dever de casa e o dever de um centroavante.
Atlético-MG 3 x 1 Santos - Superior, o Galo deixou o Peixe fora d'água no Mineirão. O alvinegro mineiro sufocou o paulista quase que em toda partida. A equipe de Luxemburgo só deu as caras à defesa atleticana no início e final do segundo tempo. DiegoTardelli foi o nome do jogo. O experiente meia Ricardinho fez sua estréia pelo Galo justamente contra o Santos. Ricardinho entrou no jogo quando o Galo vencia o Santos por 3 a 0. Colado com o Inter, o time de Celso Roth ainda sonha com o título.
Botafogo 1 x 3 Vitória - Sem gás, o Fogão perdeu em casa e está temendo chegada dos mortos vivos. No Engenhão, o Vitória foi um temido senhor contra o apático time da Estrela Solitária. O rubronegro baiano não fez um bom primeiro tempo, mas aproveitou bem a chance aos 29 minutos, com o lateral Leandro. No segundo, o aproveitamento foi em cima do desespero do Botafogo, que já começa a temer a aproximação de Sport e Fluminense. O Leão Imperial parece sempre acertar o pé quando é comandado por Mancini.

Nenhum comentário: