Em 2001, no Santa Cruz, o forte e velocista Grafite ouvia críticas construtivas para melhorar o fundamento de finalização. Hoje, aos 30 anos, no auge da carreira, Grafite acompanha esperançoso as críticas pela ausência de convocações para a seleção que se prepara para a próxima Copa.
Dos 23 brasileiros a serem convocados para a Copa de 2010, quatro, ou talvez cinco, serão atacantes... a posição que está causando maior dor de cabeça para Dunga. Marcando três gols na estréia de disputa pessoal na Liga dos Campeões, Grafite riscou ainda mais o papel com a lista de convocáveis garantidos ou brigando por vaga.
Assim como a decisão de outros treinadores em Copas passadas, a decisão do treinador brasileiro para a Copa da África do Sul trará "injustiças". Alguns craques com alto nível técnico se contentarão com a primeira transmissão nacional com TV digital.
Quem acompanhou alguns jogos do campeonato alemão 2008/09 não se assustou com a boa apresentação do artilheiro Grafite na primeira vitória do Wolfsburg na história da Liga dos Campeões... e até considerou piada as especulações de que alguns clubes brasileiros poderiam contratá-lo no início deste ano (sic).
A briga de atacantes para a Copa da África é acirrada. No momento, Luís Fabiano deve correr na frente por causa sequência de convocações e dos galhos e troncos quebrados. Robinho, apesar da má fase atual, deu a volta por cima na imagem de pipoqueiro depois das Olimpíadas retrassada e dificilmente ficará de fora. Nilmar não é uma unanimidade na pátria, mas foi bem em Salvador. Adriano foi mal em Salvador, mas tentará respirar na lista com as atuações no Rio. Boiando com atuações bisonhas pelo Brasil, Pato ainda pode ser convocado para ganhar experiência, assim como Ronaldo em 94. E por falar nele... o Fenômeno fez a lipo e deve está tão magro que sumiu do mapa...
Comparado com todos os concorrentes, critérios a critérios, Grafite merece, no mínimo, ser bastante avaliado daqui para frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário