quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Brasileirão 09 - 32ª rodada (Polêmicas e indefinições)

A 32ª rodada do Brasileirão esquentou em todos os sentidos. Tirando a liderança do Porco, os resultados ocasionaram mais alterações nas três colocações seguintes do G-4. Contando com o Urubu e a Raposa secando os quatro primeiros, o título continua em aberto. Na degola, os nomes estão quase certos, mas de cinco, praticamente, ainda existe chance, inclusive, do lanterna apagar o mal-estar. Fluminense e Sport, ambos com 30 pontos, ainda ameaçam o Botafogo, 16º com 35. Náutico e Santo André estão no camarote próximo do Limbo... lugar que recentemente foi extinto pelo Vaticano.
Mas, na dúvida de saber se estão pecando ou não, muitos habitantes do Limbo devem estar no Brasileirão. A primeira polêmica é pelo estranho comportamento do trio de arbitragem na ajuda para o Botafogo vencer o Náutico no Engenhão. Graças a erros de G(r)aciba e companhia, voltar a imaginar má fé na arbitragem nacional relembra que muito mais que fórmula de campeonato deve ser discutida. Outro ponto polêmico foi a suposta mala branca de torcedores do Cruzeiro para jogadores do Barueri. Se a mala mineira passar batida - independente de engordar ou não a conta bancária de jogadore do Abelhão - em um debate amplo, com com nítidas definições de ética ou antiética, legalidade ou ilegalidade, outras deverão surgir de Porto Alegre, Rio, São Paulo, Recife...


Destaques:

  • Positivo: Cruzeiro. O time de Adilson Batista que algumas poucas rodadas atrás sofria ameaça de rebaixamento, hoje ameaça os times do G-4.
  • Negativo: Goiás. O time de Hélio dos Anjos que ameaça os candidatos ao títilo, hoje esta ameaçado de ficar de fora da Sulamericana.
  • Deu com os burros n'água: Andrade, treinador do Flamengo. Apesar de realizar uma boa campanha, o Urubu se engasgou com o Abelhão em momento crucial com quem imagina um voo de campeão.
  • Gol da rodada: Washington, atacante do São Paulo. Gol em jogo decisivo valeu até beijo no distintivo do clube e do marketing pessoal.
  • Pedra na chuteira: Celso Roth. A derrota do Galo pode definir mais uma boa campanha sem título... Roth pode ficar RotHulado como o "Quase".
  • Rei da rodada: Obina, atacante do Palmeiras. O "Eto'o brasileiro" quebrou o jejum de 68 dias com três gols em excelente participação contra o Goiás.
  • Sem ter o que dizer em casa: Leonardo Gaciba, árbitro gaúcho. Um dos preferidos do quadro nacional de arbitragem voltou a errar em série no 90 minutos...


Atlético-PR 1 x 1 Santos - Na Arena da Baixada, o empate foi um resultado "para cima" para o time da Baixada Santista. No primeiro tempo, o Peixe criou melhores oportunidades de gols, mas a rede continuou estática. No segundo tempo, os visitantes fizeram um aos 4 minutos, o Furacão empatou e, com um jogador a mais, depois da expulsão de Róbson, tentou virar... mas virou mesmo motivo de várias da torcida rubronegra.
Botafogo 1 x 0 Náutico - Em campo, o Náutico foi melhor, mas na arbitragem, só deu Fogão. Contra o Fogão, Gaciba queimou o Timbú. Repetindo a dose do encontro no primeiro turno, o encontro entre Botafogo e Náutico teve polêmicas de arbitragem, mas desta vez a balança foi mais ingrata para o alvirrubro. O árbitro gaúcho deixou de expulsar o goleiro botafoguense, validar gol do Náutico e ver, onde não existia, pênalti para o Botafogo. Será que aquelas polêmicas do ano passado ainda "coçam" o STJD?
Grêmio 3 x 1 Avaí - Nos encontro dos times de contra-ataques, o Imortal contra-atacou melhor e agora tenta contra-argumentar os que não acreditam em Libertadores. Mesmo jogando em casa, o Grêmio utilizou a maior arma do Avaí em jogos fora da Ressacada: o contra-ataque. A tática deu certo e esfriou os ânimos do Avaí que fez um bom primeiro tempo, mas não aproveitou o fato de um jogador a mais em campo. O volante Fábio Rochenbach foi expulso.
Cruzeiro 3 x 2 Santo André - Virada em cima de virada, manteve o Cruzeiro na porta de entrada do G-4 e o Ramalhão procurando a de saída do Z-4. Jogando em casa, o time celeste manteve a força demonstrada nos últimos jogos. No primeiro tempo, porém, esqueceu de fazer gols. A equipe de Adilson Batista lembrou de balançar a rede no segundo tempo. O Santo não gostou e virou. Revidando, a Raposa completou outra virada aos 46 do segundo tempo... se o time celeste tivesse uns 10 pontos a mais, dava para falar que foi "vitória de campeão".
São Paulo 1 x 0 Internacional - O Tricolor Paulista venceu o duro confronto contra o Colorado e mandou um recado para o Parque Antártica. No primeiro tempo, o Inter teve mais oportunidades de abrir o placar, só que D'alesandro não venceu Bosco. Ainda no final do primeiro tempo, Washignton aproveitou vacilo Colorado depois de escanteio e fez o único gol da partida. O recado é para não brincarem no Parque Antártica, se não vai ter Santo roubando docinho de criança porca.
Barueri 2 x 0 Flamengo - O Abelhão ofereceu fel, no lugar de mel, para o Urubu. O Barueri foi o dono do jogo e, por justiça, quebrou a série de dez jogos de invencibilidade do rubronegro carioca. No primeiro gol, os jogadores do Flamengo disseram que Thiago Humberto estava em posição duvidosa... mas a certeza mesmo foi a pintura da jogada complementada por Val Baiano. Frio, Ewerton deu os números finais na Arena Barueri.
Vitória 0 x 1 Corinthians - Mesmo sem manter sequencias vitoriosas, o Timão gozou vitória sobre Vitória. O confronto entre Vitória e Corinthians foi fraco, com pouca criatividade e chances de gol. Ou seja, um jogo chato. Ainda rechonchudo, Ronaldo precisava de muito acarajé para esquentar mais a defesa anfitriã. Classificada para a Libertadores, a equipe de Mano Meneses está tranquila e fraternal neste momento do Brasileirão, mas, mesmo assim, com gol de Defederico, venceu o Leão da Barra, em Salvador.
Palmeiras 4 x 0 Goiás - Pressionado, o Porco fez quatro para manter os dois pontos de gordura light. Depois de dormir com uma pulga são-paulina atrás da orelha, o desespero do Porco resultou em vários gols, principalmente pela inspirada noite de Obina. No primeiro tempo, os dois alviverdes apenas ameaçaram. Iarley quase fez de bicicleta, Diego Souza mandou bola na trave. No segundo tempo, o Palmeiras não deu uma segunda chance para o Esmeraldino voltar a pensar em G-4. Obina fez três, deu passe de calcanhar e lembrou a melhor fase com a camisa do Vitória.
Fluminense 2 x 1 Atlético-MG - O Galo se engasgou com o time Pó de arroz e perdeu a vice-liderança. Criando uma frase talvez contraditória, podemos dizer que, "como de costume", o Atlético-MG "surpreendeu" negativamente. O time de Celso Roth ficou apagado no Maracanã até sofrer os dois gols do Fluminense. O Flu, na vontade, abriu vantagem e depois se fechou na defesa... quase paga caro pela mudança de postura. Para o Galo, ficou a questão: o que Maraca tem que o Mineirão não tem?
Sport 1 x 1 Coritiba - A igualdade no placar acirrou os ânimos na desigualdade das condições. O Leão abriu o placar e começou a sonhar, se encantar com a permanência na Série A. Com nome de Sereia, o atacante Ariel empatou e diminuiu o encanto de fuga da degola na Ilha. No primeiro tempo, o jogo atrasado e equilibrado. A demora foi por causa da queda de energia em um dos refletores. No segundo tempo, poderiam até escolher quais refletores permaneceriam ligados. O jogo foi todo no campo de defesa do Coxa. Mas o Leão não passou pelo bom goleiro Edson Bastos.

Nenhum comentário: