segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Brasileirão 27ª rodada - (G-4) 4 x 4 (Z-4)

Ser integrante dos quatro primeiros ou quatro últimos da tabela de classificação? Eis a questão. Curiosamente, nesta 27ª rodada, houve uma divisão nos confrontos entre os 10 primeiros contra os 10 últimos colocados. E, quebrando expectativas, houve equilíbrio.
Se os 10 primeiros brigam para manter, chegar ou sonhar com o G-4; os 10 últimos lutam para evitar pesadelo, distanciar ou fugir do Z-4. Tirando dois empates na rodada, foram 4 vitórias para os 10 primeiros e 4 vitórias para os 10 últimos colocados. Mas quem mais gostou desta brincadeirinha da tabela foi o Palmeiras que deve estar enxergando tudo como coisas do destino de um campeão... os cinco pontos continuam. A virada de Peixe, garantiu a gordura do Porco.
Em compensação, mesmo com derrota do Flu, o empate do Sport e as vitórias de Santo André e Fogão esquentaram a briga pela permanência na elite do futebol. São cinco clubes brigando por uma vaga.

A edição 2009 do Brasileirão está dando um folêgo ao formato de pontos corridos, pelo menos na movimentação de posição dos clubes... resta saber se há boa movimentação nos rendimentos dos investidores.


Destaques:

  • Positivo: Palmeiras. O time de Muricy embalou e se continuar assim em poucas rodadas vai ser impossível ser alcançado.
  • Negativo: Corinthians. Em casa, o Timão se preocupou apenas em continuar olhando Ronaldo e espiando Edno... não os atletas rubronegros.
  • Pedra na chuteira: Cuca, treinador do Fluminense. Viu os concorrentes da degola respirarem um pouco.
  • Gol da rodada: Cristian, meia do Avaí. Gol de empate aos 46 do segundo tempo é de matar adversário.
  • Deu com os burros n'água: Hélio dos Anjos. O treinador passou por mais um episódio de tropeço em jogo teoricamente fácil. O Esmeraldino ficou longe do Verdão.
  • Rei da rodada: Diego Sousa, meia do Palmeiras. Principal jogador na reação do Porrco contra o Peixe.


Corinthians 1 x 3 Atlético-PR - O Furacão encontrou a Avenida Paulista "da direita" livre, avançou, roubou três pontos e os holofotes da estréia de Edno. O Furacão esteve muito bem no segundo tempo e aproveitou os espaços que o Timão ofereceu pelo setor esquerdo de defesa. Todos os lances de gols do Atlético surgiram de jogadas pela direta. Mano quase tinha um ataque cardíaco quando lembrava André Santos, mas via Marcinho. Ronaldo, muito gordo e cansado passou despercebido. Edno tocou algumas vezes na bola. Alternando na qualidade durante a temporada, Baier fez uma grande partida.
Santo André 1 x 0 Vitória - Com espírito de São Pedro, Santo André mandou gol relâmpago no Leão Baiano. Depois do gol, o Vitória demorou a acordar no Bruno José Daniel, quando acordou, Neneca garantiu uma noite de sono melhor para o Ramalhão que fica fora da zona de rebaixamento, com 28 pontos pontos, ao lado do Fogão, 17º. O Santo André reclamou pênalti em Cesinha; o Vitória, a expulsão de Neto Berola.
Atlético-MG 2 x 1 Barueri - Sem amarelar, o Barueri perdeu e viu o Mineirão lotado de alvinegro. Tardelli abriu o placar aos 15 do primeiro tempo e com 44 mil atleticanos gritando, o Barueri levou muito perigo aos donos da casa. Ainda na primeira etapa, o goleiro uruguaio Carini defendeu um pênalti. Sem Eder Luís, que saiu de campo machucado, o Galo voltou a balançar as redes aos 36 do segundo tempo. No último minuto do tempo regulamentar, o time amarelo descontou, mas apenas especulou quanto custaria um empate ou derrota do Atlético na briga pela permanência do G-4.
Santos 1 x 3 Palmeiras - De tanto escorregar na defesa, o Peixe deu um empurrão para o Porco ser campeão. A equipe de Muricy Ramalhão jogou ofensivamento durante toda partida, pressionando os donos da casa, mas não houve alteração do placar no 45 minutos iniciais. No segundo tempo, o Santos abriu o placar e tentou se fechar no esquema tático. Problema para Luxa! Diego Sousa foi o primeiro a encontrar brechas na retranca santista. O inspirado Diego Sousa ainda fez a jogada para o gol da virada alviverde. Love fechou o placar, abrindo cinco ponto para o segundo colocado.
Grêmio 3 x 3 Sport - Colando o placar no Imortal, Leão da Ilha deu sinal de vida na briga do Z-4. Grêmio e Sport realizaram uma partida empolgante no estádio Olímpico. O Tricolor gaúcho esteve a frente no placar em três oportunidades. Com maior domínio territorial e um pouco mais de volume de jogo, o Grêmio ainda desperdiçou cobrança de pênalti. O nome tricolor foi Maxi López; o rubronegro foi Magrão. O Sport reclamou falta do atacante argentino no segundo gol, mas ficou satisfeito com o placar. Aos 30 minutos do segundo tempo, os pernambucanos se fecharam e, por detalhes e número de jogadores ofensivos, não viraram o jogo em Porto Alegre.
Goiás 1 x 3 Botafogo - A Estrela Solitária venceu e ajudou o isolamento do Palmeiras. Em casa, a equipe de Hélio dos Anjos mais uma vez tropeçou e afrouxou na briga pelo título nacional. Utilizando o conhecido esquema de ataque em velocidade e forte apoio dos alas, os donos da casa vacilaram e evitaram a décima segunda derrota do Botafogo. Expulso ainda no primeiro tempo, por cometer uma falta boba, o zagueiro João Paulo comprometeu a postura dos Esmeraldinos. A| equipe de Estevam Soares agora beira a fuga do Z-4.
Coritiba 2 x 0 Internacional - O Coxa pegou no pé do Saci, manteve jejum do adversário e ficou mais longe das possíveis assombrações da degola. Em um jogo de poucas chances de gol no primeiro tempo, o Coxa aproveitou as oportunidade no segundo tempo. No primeiro tempo, o time de Tite apenas esquentou as mão do goleiro Edson Bastos. No segundo tempo, o Alviverde entrou empolgado e garantiu o placar nos 30 minutos finais.

Flamengo 2 x 0 Fluminense - Impiedoso, o Imperador fez dois gestos negativos para a permanência do Flu na Série A. Falando em seleção brasleira após o jogo, Adriano mostrou faro de gol no clássico carioca e marcou os dois que ajudaram o Urubu a continuar pensando na Libertadores 2010. O destaque foi o público superior a 70 mil espectadores no Maracanã.

Avaí 2 x 2 Cruzeiro - O Cruzeiro dormiu na Ressacada e ainda não está curado do mal estar na temporada. Depois de estar vencendo por 2 a 1, o time mineiro recuou e cedeu o empate ao Avaí aos 46 do segundo tempo. Apesar do único ponto conquistado para casa lado, o Avaí subiu uma posição e agora a nona colocação; o Cruzeiro subiu duas e ocupa o 11º lugar. A equipe de Adilson Batista, no ínicio da temporada, era considerada uma das mais fortes do país... mas, longe de uma briga pelo título, os mineiros ainda não se acertaram neste Brasileirão. O Mineiranazo na final da Libertadores e a saída de alguns jogadores parece ter pesado bastente na Toca da Raposa.

Nenhum comentário: