quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Brasileirão - 29ª rodada - (Os primeiros ainda não passaram pelos últimos)

Curtindo o feriadão passado, os cinco primeiros colocados não trabalham arduamente na busca pela confirmação ou manutenção do sonho de ser o campeão de 2009. O Palmeiras poderia aumentar a gordura, mas o Timbú, acostumado a subir Coqueiros, não viu dificuldade em trepar Palmeira; o Inter lutou para amenizar o que seria um vendaval, ou melhor, maremoto do Furacão no Beira Rio; o São Paulo vacilou, reclamou, jogou mal e perdeu, de virada, parav o Urubu; o Galo mais uma vez fracassou em decisões contra o rival Cruzeiro e o Goiás viu um Leão ofegante ainda soltar um tímido ruído, como sinal de vida, no Serra Dourada.

Se os cinco de cima vacilaram, os cinco de baixo ainda tentam deixar o campeonato um pouco menos esticado na tabela de classificação. Dos cinco desesperados, apenas o Santo André não pontuou - aliás, jogando contra o lanterna Flu. Mesmo que ainda agonizando, Sport e Fluminense tentam evitar o rótulo de saco de pancadas "isolado" na lanterna, alimentando as infímas possibilidades de permanecerem na primeirona. Moralmente, o empate em Goiania e a vitória no ABC foram talvez mais importantes que pontos preciosissimos pontos nesta reta final.

O atleticano sentiu falta de Tardelli em campo contra o Cruzeiro; o flamenguista segue a cartilha do Imperador, mas não sentiu tanta falta nos últimos dois jogos.

Destaques:

  • Positivo: Náutico. Aproveitou o Porco com oito desfalques. Porco sem oito deve ser Porco ainda.
  • Negativo: Santo André. O Ramalhão, em casa, perdeu jogo de seis pontos para quem ainda sonha com a elite.
  • Pedra na chuteira: Muricy Ramalho. Faz muito tempo que não vence o Náutico no Recife.
  • Gol da rodada: Thiago Humberto, meia do Barueri. O cara jogou bem e ainda fez um golaço aos 46 do segundo tempo, fora de casa. Mais o quê?
  • Deu com os burros n'água: Mário Sérgio, treinador do Inter. Poderia ser o segundo colocado e selar o racicínio que Tite não estava muito bem.
  • Rei da rodada: Ronaldo, atacante do Corinthians. Pelo futebol, foi o rei da rodada... pela barriga tem que se cuidar para não ser o Momo.
  • Sem ter o que dizer em casa: Pereira, zagueiro do Coritiba. Perdeu o tempo de bola e o jogo contra o Barueri.


Corinthians 2 x 1 Grêmio - O Fenômeno, ainda pesado, voltou a dar alegrias ao Timão no Pacaembú. Com um gol e uma assistênia, Ronaldo foi, ao lado do goleiro Felipe, o nome do jogo. Assistindo dois gol em um primeiro tempo movimentado, os mais de vinte mil fieís, torceram e tiveram êxito com apenas um susto do Grêmio no menos movimentado segundo tempo. O bom e jovem zagueiro Réver diminuiu para o Tricolor.
Santo André 1 x 2 Fluminense - Derrubando o Santo André, Flu agora procurará o Expedito. Em jogo de seis pontos, o Santo, todo de amarelo, não deu o tiro de misericórdia nos otimistas matemáticos das Laranjeiras. O jogo foi equilibrado, mas o Tricolor carioca aproveitou melhor as oportunidades. Depois de longo tempo parado, Fred ainda voltou com as paradinhas na hora da cobrança do pênalti... Neneca ficou uma arara.
Flamengo 2 x 1 São Paulo - Com vôo rasante, o Urubu deu uma virada sensacional na tentativa de acalçar o G-4. Ceni reclamou nova cobrança de Pet em lance duvidoso. Mas a certeza foi a superioridade do Flamengo diante do São Paulo, a partir do maior volume de jogo e condições claras de gol. O que parecia impossível para ambos, começa a ficar mais concreto. Seria difícil acreditar "na moleza" do São Paulo com o líder e rival ainda na 29ª rodada; seria delírio, rodadas atrás, acreditar no Flamengo na Libertadores 2010.
Coritiba 1 x 2 Barueri - Cruel e sem convite, o Barueri estragou a festa centenária do Coxa e deixou carrasco de sobreaviso. Os gols do Barueri contraram com entrosamento da dupla Thiago Humberto e Márcio Careca. No primeiro gol, o zagueiro Pereira cometeu uma falta cabeluda e Careca não vacilou. No segundo gol, Thiago Humberto chutou forte para fazer um gol de tirar o chapéu. O Coxa sentiu o amargo gosto de água no chope da festa de 100 anos, mas o chope ainda pode ficar menos saboroso se a equipe não vencer as próximas partidas, o carrasco do Z-4 está de sobreaviso, se algum morto vivo andar, o Coxa pode cair.
Internacional 1 x 1 Atlético-PR - Mais uma vez o Colorado adiou reação pela liderança. Depois de um primeiro tempo recuado, o Atlético-PR decidiu ser mais ofensivo nos 45 minutos finais. O Inter, que não aproveitou o domínio territorial do primeiro tempo, vacilou na marcação no segundo tempo deixando Patrick cabecaer, falar com o treindaor, passar no vestiário, ligar para parentes e complementar o rebote. No sufoco, Alecsandro ainda evitou a Maremoto que seria a vitória do Furacão no Beira Rio.
Santos 0 x 0 Vitória - Luxa confirmou o fracasso na temporada e nas palavras. Santos e Vitória reservaram um duelo a parte entre os treinadores. Após demissão do Santos, Mancini ouviu as bobagens, proferidas por Luxemburgo, culpando-o pelo fracasso do time da Vila. O Peixe ainda está com uma espinha na goela desde a derrota por 6 a 2 no Barradão durante o primeiro turno. Quanto a bola rolando, temos muitos assuntos de quase gols.
Goiás 1 x 1 Sport - Os chuveirinhos funcionaram em Goiania, mas resultado não lavou Goiás nem Sport. Mesmo fora de casa, os rubronegros começaram melhor a partida e desperdiçaram algumas oportunidades até o Esmeraldino lembrar que ainda sonha com o título. Pelas circunstâncias, apesar da má fase goiana, no Serra, o Leão encontrou ouro frente diante do Esmeraldino, mas continua procurando mesmo vários amuletos da sorte.
Náutico 3 x 0 Palmeiras - O Timbú aplicou um côco no Palmeiras. O treinador Muricy manteve as especulações de que não bate no time que torce quando joga nos Aflitos. Em campo, todos estavam atentos ao jogo aéreo do zagueirão, de 2 metros, Cláudio Luiz. Mas olhando para o céu, os defensores alviverdes iniciaram o caminho de derrota no caldeirão - ainda raso - dos Aflitos. Bruno Mineiro, duas vezes, obrigou o goleiro Marcos a pegar a bola no fundo da rede. Ajudado pelos vacilos dos rivais, a gordura do Porco ainda não estragou, são cinco pontos de diferença.
Atlético-MG 0 x 1 Cruzeiro - Paulista foi atração maior no clássico mineiro. Aos 11 minutos, o centroavante Welligton Paulista fez o único gol do jogo, aproveitando vacilo da defesa atleticana. Depois do gol, a Raposa se entocou, deixando o Galo apavorado, tentando de todas as formas a reação. A temporada mostrou que na hora H os cruzeirenses estão levando a melhor. No campeonato estadual deste ano, o Atlético estava melhor que o Cruzeiro, fez quase tudo certo, até vacilar na final. Neste segundo turno, o Galo diminuiu a diferença de oito para cinco a frente do rival.
Botafogo 2 x 2 Avaí - Dividindo tempos, Botafogo e Avaí ficam preocupados com "últimas" posições. Assim como fez no Parque Antártica, o Avaí sentiu-se em casa diante do Botafogo no Enegenhão. A equipe comandada por Silas fez dois gols, que ironicamente, começaram pelo lateral Caio... um presságio sobre queda botafoguense? No segundo tempo, Victor Simões, ex- Figueirense, tirou a beleza do resultado que o Avaí buscava. Sem contar com o Timão, o empate deixou o Avaí com a última da sulamerica e o Botafogo com a última do limbo.

Nenhum comentário: