segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Brasileirão 09 - 31ª rodada (Final à vista?)

O Galo venceu e agora pode virar o calo do Porco. Em um momento de tantas discussões sobre pontos corridos com ou sem play-offs, eis que o destino pode "decidir" entrar em campo favorecendo a atual fórmula do campeonato. Depois de tantos tropeços, a gordura do Porco acabou e o jogo contra o Galo, na 37ª rodada, pode virar uma "final". A matemática ainda pode reservar que times como São Paulo, Flamengo, Inter e Cruzeiro roubarem a cena e uma vaga na "final" ou permanecerem nas "semifinais", lutando por Libertadores.
Em outras temporadas, faltando sete rodadas para o término do campeonato, geralmente, já sabíamos, quase com certeza, qual seria a equipe campeã. Hoje, em 2009, está mais difícil até mesmo aos mais confiantes profetas acertar o campeão brasileiro.
Na 31ª rodada, clássico realmente foi clássico e - excetuando o paranaense - quem estava por cima não perdoou quem estava por baixo. O São Paulo venceu "de todo jeito" o Peixe; o Mengão repetiu as doses das últimas decisões para o Fogão que já não tem mais lágrimas e o Inter sacramentou que continua tentando o título em detrimento do Grêmio se conformar com, no máximo, Sulamericana. Aliás, o Inter defenderá o Rio Grande do Sul na tentativa de manter a escrita de pelo menos um gaúcho ser campeão brasileiro por cada década... este ano é última chance.
Na rabeira, o Fluminense tenta a missão mais que impossível; o Sport a impossível. Náutico, Botafogo e Santo André estão na "brincadeira" de "zerinho ou um" para saber quem estará livre.


Destaques:

  • Positivo: Atlético-MG. O Galo deu uma nova engrenada e agora está acochando o Porco.
  • Negativo: Palmeiras. Estacionou na hora errada, a multa foi tão pesada que o Porco já perdeu quatro pontos "na carteira".
  • Pedra na chuteira: Muricy Ramalho, treinador do Palmeiras. Não está sabendo fazer o mesmo no Verdão que fazia no São Paulo. Ainda por cima ouve louvores a Jorginho...
  • Gol da rodada: Adriano, atacante do Flamengo. O Imperador mandou no Engenhão... sem esquecer a Seleção.
  • Deu com os burros n'água: Hélio dos Anjos, treinador do Goiás. Contra o lanterna, o brilho do Esmeraldino na Libertadores está perdendo foco.
  • Rei da rodada: Adriano, atacante do Flamengo. Fez o gol e ainda por cima matou a saudade da época de juvenil... atuou como "zagueiro".
  • Sem ter o que dizer em casa: Victor, goleiro do Grêmio. O camisa 1 do Grêmio tem suas regulares habilidades, mas, no mínimo, pelo gol e nervosismo de ontem, colocou em xeque, a confiança para esquentar o banco de Júlio César.


Náutico 2 x 1 Barueri - O "Efeito Aflitos" ajudou o Náutico e "aperreou" André Luiz. O foi jogo duro, mas o Timbú venceu e continua lutando pela permanência na Série A. A equipe comandada por Geninho não realizou uma bela partida, mas foi bastante aguerrida. No primeiro gol dos anfitriões, passe e gol de cabeça; no segundo, uma furada serviu de corta-luz, Bruno Mineiro "pisou" e Patrick, em alta velocidade, mandou um "timbuzinho albino com asas" para o fundo das redes. O bom lateral Márcio Careca ainda deixou a sua marca... o careca André Luiz até tentou deixou a dele, mas o jogo já tinha acabado... não tinha mais "graça". Desta vez será que vão colocar a culpa no gramado novamente?

Atlético-MG 1 x 0 Vitória - No Mineirão, o magro placar derrubou uma gorda vantagem. Em jogo bastante equilibrado, a precisão de troca e passes entre Coelho e Tardelli - além da eficiência de finalização do atacante - foi decisiva para o campeonato pensar em mudança na liderança. Mudando a postura recuada do primeiro tempo, o Vitória tentou ganhar terreno nos 45 minutos finais, no lotado Mineirão, e por muito pouco não "ajudou" o Palmeiras. O alviverde era Vitória desde criancinha, mas, ainda inexperiente na gramática, percebeu que a vitória desejada era com "V" minúsculo e com artigo diferente.

Santos 3 x 4 São Paulo - O placar corrido foi decidido com bolas paradas. Dos sete gols, cinco foram originados de bolas paradas. O Santos sem muitas pretensões no campeonato esteve a frente do placar em duas oportunidades, permitiu a virada, empatou e depois lamentou a derrota, com gol de Ceni, cobrando falta. Aliás, Ceni reclamou bastante de Simón, mas vacilou ao fazer uma falta fora de área. O São Paulo, invejando o Galo, decidiu encostar o Porco na parede e perguntar se há pretensão em ser campeão.

Coritiba 3 x 2 Atlético-PR - Bairrista, o Atle-tiba acabou praticamente definindo os co-irmãos na Série A do próximo. O jogo começou tão eletrizante que Ariel tentou agradar gregos, troianos, alviverdes e rubronegros. O grandalhão argentino, do Coxa, fez o primeiro do Atlético e o primeiro do próprio Coxa. Apesar dos cinco gols, o jogo foi truncado, coisa tipicamente de clássico, teve expulsão, virada, empate, desempate, gol contra, princípios de confusão entre jogadores, alegria e lamentação... faltou algo?

Internacional 1 x 0 Grêmio - Pensando no título, o Colorado fez o Grêmio esquecer a Libertadores. O Gre-Nal foi decidido logo aos dois minutos. O selecionável goleiro Victor deve ter torcido para que o gaúcho Dunga tenha se atrasado ao chegar ao Beira-Rio... pelo menos uns três minutos de atraso. Mesmo talvez tendo pego errado na bola, o argentino D'alesandro recolocou o Inter na briga pelo título de campeão. Se de grão em grão a galinha enche o papo, de quique em quique, um frangueiro enche, de bolas, um saco.

Goiás 2 x 2 Fluminense - No Serra, o Esmeraldino continuou despencado na classificação. O time goiano começou cheio de gás. Aos 16 minutos vencia por 2 a 0, com gols dos bons e experientes, Iarley e Romerito. O time da casa continuou criando chances, mas desperdiçando... o gás goiano foi acabando e o agonizante Flu diminuiu ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, o jogo ficou mais equilibrado e o resultado foi um placar empatado. O time de Cuca ainda flerta a matemática e namora os ensinos da fé.

Botafogo 0 x 1 Flamengo - Sem tempo para lágrimas, o Botafogo acumulou mais uma derrota em decisão com o Flamengo. O Imperador Adriano parece que definitivamente deixou a "tristeza, por favor, ir embora". Adriano fez o - belo - gol e uma boa partida contra o rival da Estrela Solitária. Outro destaque do Urubu foi o goleiro Bruno que defendeu um pênalti originado por falha de arbitragem. Contando nos dedos, o Fla tenta, definitivamente, ser penta; o Bota tenta evitar o bi(s) na Segundona.

Corinthians 0 x 1 Cruzeiro - Com um gol geometria, Gilberto ajudou o Cruzeiro a seguir a linha reta ascendente na classificação. Caridoso, apático e "traiçoeiro" no estado paulista, o Timão deixou o Palmeiras e o São Paulo com mais uma pulga... agora mineira. Com Ronaldo ainda tentando "acordar" da contusão, o Corinthians mais uma vez perdeu no Pacaembú. O gol do time celeste não foi uma pintura, foi uma geometria. No momento do gol, as belas troca de passes dos comandados de Adilson Batista desenharam um esfera aberta... aberta como a defesa corintiana.

Avaí 2 x 2 Sport - O empate entre os Leões da Ilha deixou o do Retiro preocupado, mas ainda fiel na crença contra a queda. Agarrado na matemática dos desesperados, o Sport somou logo cedo. Aos sete minutos estava vencendo por 2 a 0, gols de Wilson e Luciano Henrique. Só que mais uma vez os vacilos acompanharam o Leão pernambucano e evitaram a primeira vitória fora de casa. Com Marquinhos e Luiz Ricardo empataram e barraram os dois pontos do Sport nesta reta final.

Nenhum comentário: