segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Brasileirão - 30ª rodada (Os paulistas perderam quase tudo)

A história definiu a 30ª rodada como a "Rodada das lamentações" para os paulistas. O estado mais forte do país, sentiu a amargura de não comemorar nenhuma vitória dos seus seis representantes. Não houve vencedor nem mesmo no enfadonho 0 a 0 do Peixe com o Abelhão. O Palmeiras, para "variar" neste returno, perdeu e continuou chamando um campeão para o Brasileirão 09; o São Paulo, desobediente, passou a vez para o Galo cantar atrás do Porco; o Timão, displicente, voltou com dois gols "traíras" de jogadores que já estiveram no Parque São Jorge e o Santo André, na Boca do Inferno, continuou colecionando os pecados rumo à Segundona. Enquanto os paulistas choraram, os mineiros sorriram. O Galo, desacreditado no início da temporada, voltou a brigar pelo título. A Raposa, com todos os créditos no início da temporada, está se redimindo e voltando a pensar no campeonato que deixou um trauma este ano: a Libertadores.
Deixando de lado o bairrismo, na reta final da tabela, o que mais chama atenção é a perda de fôlego das equipes que brigavam sozinhas entre si no G-4. Aproveitando a falta de ar, o Flamengo e o Cruzeiro aparecem com sérios candidatos à Libertadores e, se as coisas continuarem neste embalo, ao título. Tem Raposa caçando e Urubu de olho em carniça.


Destaques:

  • Positivo: Flamengo. O Urubu é a melhor equipe do returno. A vitória no Parque Antártica foi um sério recado aos anfitriões.

  • Negativo: Palmeiras. O Verdão já deu muito vacilo. A gordura do Porco já está estragando.

  • Deu com os burros n'água: Ricardo Gomes. O treinador do Tricolor do Morumbi pensava em encostar no líder, perdeu o segundo lugar justamente para o adversário.

  • Gol da rodada: Marquinhos, meia do Avaí. O gol dos três pontos da virada passou por três jogadores. Da área, Martini jogou para Leandro fazer a assistência para Marquinhos na outra área.

  • Sem ter o que dizer em casa: Marcinho, zagueiro do Santo André. Fez, contra, o segundo gol do Atlético Paranaense. A bola ainda bateu nas duas pernas, será que Marcinho é ambidestro?

  • Rei da rodada: Petcovick, meia do Flamengo. Fez dois belos gols e mandou no jogo contra o líder que "pede" para não ser campeão.

  • Pedra na chuteira: Hélio dos Anjos. Depois de aparecer dizendo que só comanda "time de macho", o Esmeraldino só faz cair.

São Paulo 0 x 1 Atlético-MG - Vingadores, Galo e Tardelli derrotaram o São Paulo no Morumbi. Depois de muito tempo de invencibilidade no Morumbi - 32 jogos -, o time tricolor passou apenas pouco mais de um minuto em igualdade no placar. No ínicio do jogo, Tardelli, persona non grata no São Paulo, abriu o placar e fechou a vitória atleticana. Nos últimos jogos o São Paulo não está jogando bem no Morumbi e levando muitos gols de bolas cruzadas na área. Ceni não está saindo para intercepar cruzamentos, a zaga está pregando...
Barueri 0 x 0 Santos - Na chuva, prevaleceu secura de gols no único jogo entre paulistas da rodada. Sem contar com Ganso e Neymar, que estão servindo seleções nacionais de base, o Santos contou com o jovem goleiro Felipe para garantir mais um ponto fora de casa. O Barueri teve bem mais volume de jogo, mas faltou capricho no toque mortal do Abelhão. Kleber Pereira só apareceu em campo para deixá-lo, foi expulso ao receber o segundo amarelo.
Avaí 2 x 1 Goiás - Depois do tempo ruim, o Avaí voltou a vencer. Os alvicelestes quebraram a sequência de quatro jogos de jejum com uma bela virada. Abrindo o placar, o Esmeraldino criou a falsa expectativa de voltar a brigar pelo G-4. No primeiro gol catarinense, Harlei viu a bola de Gago cair como um indesejado meteóro; no segundo, pelo rápido deslocamento no campo, como um objeto voador não identificado - mas rasteiro e indevidamente identificado como bola no fundo da rede.
Palmeiras 0 x 2 Flamengo - Animal, Pet segurou o Porco no Nacional. O jogo estava equilibrado, mas Petcovick acabou desequilibrando para o voo do Urubu. Com um belo gol no primeiro tempo, Petcovick ainda fez um gol "olímpico", com ajuda do zagueiro Ronaldo Angelim. Mais uma vez o Verdão aguarda e atiça um novo líder do Brasileirão. Obina deu uma de Baggio não apenas pelas tranças, mas pelo desperdício na cobrança de uma penalidade máxima.
Grêmio 2 x 0 Coritiba- Com dois tiros mortais, Imortal venceu o valente Coxa no Olímpico. O Coritiba teve um bom volume de jogo, chutou perigosamente, mas esbarrou em boa atuação do goleiro Victor. No final do primeiro tempo, Perea, de canhota, soltou uma bomba para abrir o placar. No segundo tempo, mesmo com um atleta a menos, o Coritiba pressionou o adversário, mas cansou e tomou o segundo gol aos 38. Agora Coxa e Imortal se preparam para clássicos regionais na próxima rodada.
Fluminense 2 x 2 Internacional - Gum evitou uma melada maior do Fluminense. Contra o relógio, o Flu reagiu; contra o calendário, o Flu já caiu? Sempre atrás no placar, o zagueirão do Fluminense foi o artilheiro da tarde ao empatar o jogo em duas ocasiões. Mas Gum se atrapalhou no primeiro gol do Inter, deixando Alecsandro livre para abrir o marcador e continuar na briga pela artilharia. Portanto, Gum limpou a grande melada no início.
Sport 2 x 0 Corinthians - Com a vitória na Ilha, o Sport ainda se fantasia na elite do Brasileirão. Com gols de dois atacantes que já passaram pelo Parque São Jorge, o Leão pernambucano venceu um jogo empolgante no Recife. O time de Mano Meneses foi um pouco inferior no volume e oportunidades de gols, mas levou muito perigo ao habilidoso Magrão. Defender a seleção boliviana parece ter deixado Arce ainda mais empolgado em campo. Sem acreditar na Bolívia na Copa de 2010, será que Arce ainda acredita no Sport na Série A 2010?
Atlético-PR 3 x 0 Santo André - Na Boca do Inferno, as más línguas confirmaram a queda do Santo André. O time rubronegro mandou no jogo e poderia ter ampliado ainda mais o saldo de gols. Desarticulado, o Ramalhão tentou mandar na Arena, mas tentar ofensividade não significa certeza de gols. No primeiro gol, Baier mostrou que não esqueceu a habilidade que tinha no Goiás; no segundo, o zagueiro Marcel do Ramalhão ajudou; no terceiro, Marcinho fuzilou de cabeça... salvando qualquer temporal de azar para a própria cabeça do Furacão na Série A.
Vitória 3 x 1 Náutico - Virada no Barradão pode ter sido a barreira Timbú na Primeirona. No primeiro tempo o empate sem gols teve o "empate paralelo" em 1 a 1 no desperdício de gols; Roger perdeu um penâlti, Bala um "cara a cara". No segundo tempo, o Timbú foi com tudo e abriu o marcador. Também com tudo, o zagueiro Vágner foi para cima do experiente Ramón. Assim, Vágner "conquistou" o quinto cartão vermelho no Brasileirão... e o Náutico a décima quinta derrota.
Cruzeiro 1 x 0 Botafogo - Apertado, o Cruzeiro brilhou mais que a Estrela Solitária. Com um gol de Thiago Ribeiro no segundo tempo, o time Alviceleste confirmou a ascenção na reta final do Brasileirão. A apertada vitória ainda quebrou o bom momento do Fogão que corre como louco para fugir da Serie B 2010. Sem a zaga titular, a melhor defesa do Fogão foi o ataque, mas o produto final do ataque - o gol - não saiu. Os cariocas pressionaram bastante, principalmente no primeiro tempo e nos minutos finais do jogo.

Nenhum comentário: