sábado, 3 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016 - Rio deu banho de água fria em Madri, Tóquio e Chicago

O argumento de ausência de Olimpíadas na América do Sul rendeu êxito ao Rio de Janeiro, cidade escolhida pelo COI para sediar os jogos olímpicos de 2016. Na praia de Copacabana, a "antecipação do réveillon" continua. A festa após o anúncio de ontem - com pulos, fogos, shows e milhões de sorrisos - não deve parar até que o escritor Paulo Coelho "plante uma bananeira" em 2016, quando completará 70 anos de idade, cumprindo a promessa com a candidatura da Cidade Maravilhosa.
Apresentando maior orçamento que as concorrentes Madri, Tóquio e Chicago, o Rio agora correrá contra o tempo para resolver problemas de diversas áreas, como, por exemplo transporte e saneanento. No caso de grandes obras estruturais, contar sete anos pode ser um prazo para planejamentos sem falhas de calendário e orçamento.
No momento, Londres se prepara para 2012. Os ingleses, apesar da fama, estão com os "básicos" problemas de pontualidade nas metas e no orçamento. Imaginar o investimento de dezenas de bilhões de dólares, euro ou libras com exatidão de centavos nos devidos lugares é utopia. Mas não criar fortes esquemas para tentar minimizar erros e má fé na criação de complexos esportivos é repetir os graves erros do jogos Panamericanos de 2007, ou seja, é burrice.
Minimizando as falhas, o Rio tentará melhorias urbanas como as que ainda hoje são percebidas em Barcelona, sede dos jogos de 92. Se na música o Rio continua lindo, agora as melodias das autoridades responsáveis pela organização do evento cantam que o Rio ficará ainda mais lindo... oxalá! Alías, não é toda década que um país é sede dos dois maiores eventos mundiais.
LISTA DAS CIDADES DE UM PAÍS QUE NO INTERVALO DE DOIS ANOS SEDIOU JOGOS OLIMPÍCOS E COPA DO MUNDO:
  • Cidade do México, Olimpíadas de 68 - México, Copa de 70;
  • Munique, Olimpíadas de 72 - Alemanha, Copa de 70;
  • Atlanta, Olimpíadas de 96 - Estados Unidos, Copa de 94.

Nenhum comentário: