sábado, 2 de janeiro de 2010

O risco da tabelinha

Há meses, por estar ainda mais empoderado politicamente, Ricardo Teixeira não "suou" muito para acordar com a Rede Globo uma mudança no calendário do futebol brasileiro. Talvez por algum embate de concessão estratégica, o cartola máximo da CBF levantou a polêmica questão de adaptar o calendário do futebol nacional ao europeu e teve êxito.
Porém, a mudança será apenas em 2011. Para este ano, com a inclusão da Copa do Mundo na África do Sul, o calendário continua cheio de rabiscos. E o pior, com a data da pré-temporada dos clubes... como se acontecesse exatamente assim...

No Brasileirão de 2011 há a possibilidade de menor número de saída de jogadores para o futebol europeu e consequente valorização do campeonato nacional. Em contrapartida, a TV Globo anteriormente citava que alguns eventos nacionais poderiam atrapalhar na adaptação do calendário, como o carnaval, por exemplo.

Vamos aguardar o novo calendário, mas temendo os fantasmas que escreveram seus nomes nos antigos calendários. Na história do nosso futebol nacional não faltam trapalhadas quando decisões são tomadas em cima de polêmicas. O "calendário" de 87, por exemplo, tem um fantasma tão grande que até os céticos ainda hoje ficam arrepiados.

Imaginemos se o calendário, por algum motivo, não for bem aceito. Em descontentamento, não faltariam pessoas mexendo os pauzinhos para voltar ao antigo calendário. Neste caso teriamo dois Brasileirões em um mesmo ano ou um hiato sem Brasileirão em uma temporada?

Nenhum comentário: