sábado, 30 de janeiro de 2010

Pernambucano 10 - 6 ª rodada (O único sobrevivente)

Dos seis primeiros colocados, ou seja, da metade de cima da classificação, apenas o Náutico venceu. Até os 40 minutos do segundo tempo em Araripina, tudo indicava que os seis primeiros sairiam da sexta rodada sem nenhuma vitória. Os resultados favoráveis ao time de Rosa e Silva deixou o campeonato mais equilibrado. O Timbú mostrou recuperação depois de início de campeonato bastante irreugular.
Apesar da liderança, irregularidade é a palavra da vez na Ilha. Os quatro últimos jogos do Sport foram bem duros. Há duas rodadas sem vencer, o Leão passou mal bocados para superar, anteriormente, a dupla caruaruense Central e Porto. A goleada sobre o Vitória na segunda rodada deixou mais evidente que a façanha teve mais demérito do Tricolor das Tabocas que méritos rubronegros.
Em Caruaru, o Porto manteve a tradição de engrossar o caldo para os times da capital. Neste domingo, o caldo ficou tão grosso que a Cobra coral teve problemas de digestão. Mostrando serviço, o time exportador de Caruaru está em recuparação na competição desde a contração do treinador Charles Muniz. Seguindo o mesmo raciocínio, Neco também merece elogios. Assim como Charles, Neco assumiu o Ypiranga há duas rodadas e manteve o aproveitamento total em uma equipe que estava em péssimo momento.
Por outro lado, as duas equipes do interior melhor colocadas perderam seus jogos. As duas equipes perderam, cada, a primeira partida contra equipe do interior. As duas derrotas com placar mínimo de um a zero, foram surpreendentes.
Uma curiosidade é que o lateral Gilberto Matuto, do Santa, está virando especialista em sofrer pênaltis. Depois do Clássico das Emoções, o lateral sofreu falta na área no jogo das decepções corais.


Destaques
  • Positivo: Náutico. Ligado, o Timbú virou o jogo e está cheirando a juba leonina.
  • Negativo: Vitória. Único time a perder de goleada até o momento perdeu mais uma em casa e beira a Z-R.
  • Gol da rodada: Fabian, atacante do Porto. O segundo gol teve corte e chute bonito.
  • Deu com os burros nágua: Araripina. O Bode ficou com uma pulga atrás da orelha: Faltou empenho ou atenção?
  • Rei da rodada: Neco e Charles Muniz, treinadores. Mostraram que mudou, para melhor, as coisas no Ypiranga e no Porto, respectivamente.
  • Pedra na chuteira: Givanildo Oliveira, treinador do Sport. O time da Ilha poderia ganhar uma gordurinha na tabela... o problema são as gordurinhas nas barrigas.
  • Sem ter o que dizer em casa: Gilberto Matuto, lateral do Santa. Os dois primeiro gols do Porto foram em lances em cima do jogador.
  • Curiosidade que não mata: Com as vitória do Sete e do Central, resta um único tabú: a invencibilidade do Sport.

Central 1 x 0 Cabense
- Santos ajudou a retirar a Patativa do inferno. Atrasada, a Patativa "estreou" no Pernambucano contra o Azulão. A importante e apertada vitória caruaruense contou com o gol solitário, de pênalti, de Rodrigo Santos, que anteriormente já tinha mandado bola na trave. Em caso de derrota, ou mesmo empate, a Patativa manteria o inferno astral segurando a lanterna da competição. A Cabense que estava embalada, perdeu a segunda no campeonato.

Vitória 1 x 3 Ypiranga - Engrenada, a Máquina de Costura trabalhou bem no Carneirão. O time de Santa do Capibaribe começou a justificar a condição de "favorito do interior" ao vencer a segunda partida seguida. Fora de casa, o zagueiro Luiz Eduardo, o bom atacante Fágner e o talentoso e instável Rosembrick fizeram os gols do Ypiranga. Procurando uma luz, o atacante Jadílson descontou aos 47 do segundo... mas as luzes se apagaram.

Porto 3 x 1 Santa Cruz - Em 10 minutos o Gavião deu um nó na Cobra coral. Aproveitando falhas individuais da defesa recifense, o Porto fez diferença de três gols em nove minutos. Aos 17 minutos, Fabian cruzou e Arlindo cabeçeou. Dois minutos depois houve inversão entre assistência e autoria do gol. Fabian cabeçeou cruzamento de João Carlos. Os dois primeiros gols foram numa "avenida" do lado esquerdo da defesa coral. Aos 26, Fabian marcou o segundo gol dele aproveitando desespero da defesa visitante. No segundo tempo, de pênalti, Elvis tentou desatar o nó... era tarde demais.

Sport 1 x 1 Vera Cruz - Antes da Madrugada, o Galo das Tabocas acertou um passo na Ilha. Em clima de quarta ingrata, o time rubronegro piorou o rendimento no segundo tempo e perdeu dois pontos em casa. Ouvindo vaias, o leoninos tiveram de se conformar com o justo placar, depois de perder várias oportunidades de gols. Ciro e Éverton foram os goleadores da tarde. O treinador Givanildo Oliveira, com uma pulga atrás da orelha, começa a culpar a visível canseira que o time demonstra no decorrer das partidas.

Araripina 1 x 2 Náutico - Em Araripina, quem ligou por último, ligou melhor. Araripina e Náutico desperdiçaram os 45 minutos iniciais de jogo: a primeira metade do jogo foi muito fraca. As duas equipes mal ocuparam as áreas adversárias. Aproveitando os 6 minutos iniciais, Jessuí fez o gol e a ligação com o celular-chuteira. Aparentemente com menos crédito telefônico, o Timbú "falou" bem mais com um minuto a menos. Nos cinco minutos finais, o time alvirrubro "ligou" e Dantas e Nilson deram uma péssima notícia aos anfitriões.

Sete de Setembro 1 x 0 Salgueiro - Sonhando alto, o Carcará esbarrou no Gigante do Agreste. Pelo belo início de campeonato, o tropeço do Salgueiro custou saída do G-4. A primeira vitória do Sete no campeonato foi construída a partir de maior volume de jogo e bom toque de bola. Apesar do triunfo, o time setembrino ainda segura a lanterna da competição. O Carcará ainda está de olho no G-4.

Nenhum comentário: