segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pernambucano 10 - 2ª rodada (As viradas)

A segunda rodada do Pernambucano 2010 separou Sport e Cabense no topo da tabela de classificação. Fora de casa, no Carneirão, o Leão da Ilha deslanchou diante do Tricolor das Tabocas, justamente no dia do padroeiro da cidada, o Santo Antão. Em casa, a Cabense repetiu o placar da estréia - fora de casa. O Azulão tomou um susto com o Sete, mas virou o placar e manteve 100 por cento de aproveitamento. Ainda é cedo para previsões mais aprofundandas, mas o Azulão começou batendo forte as asas rumos às semifinais do campeonato.
Além da virada no Cabo, Náutico e Araripina provaram poder de reação nos próprios jogos e no campeonato. Ambos perderam na primeira rodada, perdiam parcialmente durante as partidas na segunda rodada, mas encontraram um final feliz após os 90... ou melhor, 180 minutos. O Náutico, em casa, superou o perigoso Salgueiro. O Araripina, também defendendo pontos em casa, suou para dobrar a Máquina de Costura.
Em casa, dois tricolores perderam pontos nesta rodada. O Porto deixou o Vera Cruz arrancar um importante ponto no Ninho do Gavião e o Santa decepcionou o bom público que estava na chuva, se molhou e se irritou com o time. Como nos últimos anos, o Central mostrou equilíbrio ao enfrentar o time do Arruda.
Uma outra curiosidade da segunda rodada foram dois jogadores experientes que fizeram suas estréias por equipes intermediárias. Fica a dúvida se Leonardo aumentará sua artilharia histórica nos Pernambucanos e se Jadílson ainda será o perigoso atacante depois das várias cirurgias. Quem sabe, Kuki ainda faça os centralinos mais felizes?

Destaques

Positivo: Sport. O Leão foi o único clube a vencer por diferença superior a um gol neste campeonato.

Negativo: Vitória. Ficou perdido no Carneirão. A derrota seria normal, mas a goleada foi até surpreendente.

Gol da rodada: Dunga, atacante do Araripina. De longe, soltou um pombo sem asas que nem o honônimo saberia como fazê-lo voar.

Deu com os burros n'água: Ypiranga. A Máquina de Costura esteve duas vezes na frente, pelo placar, contra o Araripina. Mas perdeu o jogo.

Rei da rodada: Derley, volante do Náutico.

Pedra na chuteira: Lori Sandri, treinador do Santa. Com o empate, ouviu muitas vaias da arquibancada.

Sem ter o que dizer em casa: Oliveira, zagueiro da Cabense. Na área, meteu a mão na bola e minutos depois ainda foi mais cedo para o chuveiro.

Curiosidade que não mata: Três, das quatro vitórias da rodada, foram de virada. O Sete, por exemplo, repetiu a situação adversa da estréia ao marcar o primeiro gol e sofrer mais dois.

Náutico 2 x 1 Salgueiro - A Madeira Derley que Carcará não rói. Volante improvisado na lateral, atua como centroavante. No primeiro tempo, jogando nos Aflitos, o Salgueiro não mostrou bon football, mas França mostrou le but. No segundo tempo, o Timbú acordou e fez dois gols para evitar a segunda derrota no Pernambucano. Derley marcou os dois.

Vitória 1 x 5 Sport - Na festa de Santo Antão, um Leão não considerou outro como irmão. Demonstrando início de entrosamento, o time da Ilha passou fácil pelo Tricolor das Tabocas, no Carneirão, justamente no dia do Santo da Cidade. Ofensivo, o Sport marcou três gols ainda no primeiro tempo. Ricardinho, Sandro Miguel (contra) e Wilson, de pênalti, deram um banho de água fria - mesmo na tarde chuvosa - nas pretensões do Vitória. No segundo tempo, Wilson marcou outro e Igor mais um. Pelo Vitória, Jadílson, que entrou muito bem no decorrer da partida, descontou, de pênalti.

Santa 1 x 1 Central - Na Chuva, a Cobra coral se queimou no Arruda. Em jogo equilibrado, Gerailton, de cabeça, abriu o placar para os centralinos; Joélson, de voleio, empatou. Foi tanto equilíbrio que teve empate no placar e até no número de expulsões: uma para cada lado. O time da casa criou mais oportunidades, porém, pecou na finalização. Mais eficiente, o Central soube segurar a pressão coral em quase todo o segundo tempo, quando a partida já estava novamente empatada.

Porto 2 x 2 Vera Cruz - Fora da "Terra de Vera de Cruz", o Porto, mais uma vez, ficou a ver navios. Jogando no Ninho do Gavião, o time visitante, com moral pela vitória na rodada anterior, partiu para cima desde o início de jogo. Mas o Porto abriu o placar com Naldinho, aos 13 minutos. Treze minutos depois, o Vera Cruz fez o dobro de gols do adversário. Éverton e Joélcio viraram para o time de Vitória. Ainda no primeiro tempo, Kiros, de cabeça, empatou. E ficou assim. No segundo tempo não teve gol.

Cabense 2 x 1 Sete de Setembro - Contra o Sete, a Cabense chega aos seis e aos 100. Mais uma vez o time de Garanhus saiu na frente no placar. Porém, o time do Cabo é que permaneceu na frente da classificação. Laércio fez o primeiro gol, ainda no primeiro tempo. Fabinho e Anderson, no segundo tempo, fizeram os gols do time mandante. A Cabense chegou aos seis pontos e manteve 100 por cento de aproveitamento na competição, ao lado do Sport.

Araripina 3 x 2 Ypiranga - Aproveitando ligações diretas, artilheiro do telefone fez a diferença no Chapadão. O Bode e a Máquina de Costura realizaram o segundo jogo com maior número de gols na segunda rodada... só que de forma mais socializante que o monopólio do Carneirão. Edu Chiquita abriu o placar para os visitantes. O Araripina reagiu. Jessuí, o artilheiro do telefone ainda não tinha aparecido, quando Dunga, encontrou alternativa com um "torpedo", empatando a partida. Marcone novamente colocou o Ypiranga na frente. Até que Jessuí aproveitou os passes longos, ou seja, as ligações diretas para virar e comemorar com a "chuteira celular".

Nenhum comentário: