O treinador Dunga convocou os 23 jogadores para defender a Seleção nos dias 6 e 10 de junho contra Uruguai e Paraguai, respectivamente, nas Elimnitórias da Copa de 2010. A polêmica na lista foi a presença de jogadores que atuam em equipes que estão nas fases decisivas da Copa do Brasil e Libertadores. "Quando é um amistoso, a orientação que temos da própria CBF é darmos prioridades aos clubes. Mas quando são jogos oficiais, torneios oficiais, a prioridade é a seleção brasileira, sempre", se defendeu Dunga das possíveis críticas que receberá.
A lista completa:
Goleiros:
Gomes (Tottenham-ING): Goleiro tranquilo e de boa estatura e reflexo, quase tudo que é necessário para a posição. Assumo que não o vi atuando nos últimos meses.
Júlio César (Internazionale-ITA): Disparado o melhor do Brasil na atualidade. A autoconfiança é ingrediente indispensável a um goleiro, mas dispensável quando o assunto é sair jogando.
Victor (Grêmio): Fez um bom Brasileirão no ano passado. Na Libertadores não o vi ser bem exigido. Na minha opinião tem goleiros ainda melhores no país.
Zagueiros:
Alex (Chelsea-ING): Porte físico invejável. Aliando força, voluntariedade e boa técnica, considero nome certo para as listas de zagueiros da seleção.
Juan (Roma-ITA): Zagueiro calmo e leve. Sabe utilizar as próprias condições para ter um bom desempenho, é técnico e se posiciona bem. Para mim, deve abrir o olho para não fica de fora da viagem para a África do Sul.
Lúcio (Bayern-ALE): Tem tudo que um zagueiro precisa e um bocadinho mais. Os ingredientes extras são: velocidade e habilidade no ataque. Nome mais certo, na zaga, para 2010.
Luisão (Benfica-POR): É um Lúcio um pouco mais alto, só que sem a velocidade e habilidade do mesmo. Ainda há de se destacar o bom posionamento e cabeceio.
Laterais:
André Santos (Corinthians): Já era hora de chamá-lo. Completo no apoio ao ataque e cobertura defensiva, ainda pode dar alegrias com cobranças de falta. Também não peca tanto nos cruzamentos como muito laterais "consagrados".
Daniel Alves (Barcelona-ESP): Às vezes, é excelente. Mas o "às vezes" indica instabilidade. Parece sofrer um pouco com as diversas formas que os treinadores o exploram na lateral.
Kléber (Internacional): Sem dúvida um bom jogador, mas não está na melhor forma. O problema é encontrar jogadores de qualidade e regularidade na posição. Quem sabe o André Santos...
Maicon (Internazionale-ITA): Jogador com fôlego para jogar nas duas laterais, mas com pouca técnica para uma. Acredito que assim como na esquerda, seria hora de tentar novos nomes para a lateral direita.
Volantes:
Anderson (Manchester United-ING): Grande fase no futebol inglês. Porém, na seleção, é preciso definir melhor a forma tática de atuação. Dunga parece em dúvida se o utiliza mais como jogador de contenção ou criação... ou ainda um pouco dos dois.
Felipe Melo (Fiorentina-ITA): Na primeira vez que apareceu na lista, poucos colocavam muita fé. Mas mostrou força e voluntariedade. A camisa da selação até que "caiu bem".
Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE): Esqueceu o grande futebol que tinha no Galo e em quase todo momento que vestiu a camisa do Arsenal. Hoje, erra até passe de dois metros. Não entendo a insistência neste jogador.
Josué (Wolfsburg-ALE): Outro volante que pegou a direção errada do melhor futebol. Ninguém tem dúvida de que é um jogador que já fez "chover" em campo. Mas deixou o poder de São Pedro no São Paulo.
Meias:
Elano (Manchester City-ING): Depois do escândalo virtual, apareceu como real destaque no campeonato inglês. Aproveitando a fase de ascensão, deve ser nome certo para lista de 2010. Por conta da objetividade, voluntariedade e técnica, é um jogador quase que indispensável ao time canarinho.
Júlio Baptista (Roma-ITA): Jogador que, injustamente, sofre muitas críticas. Assim como Elano, faz o diferencial para já rotulados meias de extrema habilidade. Aproveita bem o porte físico e ainda pode ser utilizado em diferentes posições.
Kaká (Milan-ITA): O rendimento teve uma leve queda, mas ainda está acima de muitos bons meias do futebol do Brasil e do mundo. Mantendo um "feijão com arroz" do que sabe fazer, é um dos nomes certos para a próxima Copa.
Atacantes:
Luís Fabiano (Sevilla-ESP): Outro que sofre muitas críticas. Não é um craque, mas já quebrou muito galho com a camisa da seleção. Atualmente, deve, no mínimo, estar entre os convocados. Mesmo não sendo extraordinário, é mais regular que muito superastro de futebol.
Nilmar (Internacional): Grande fase, belos gols. Merecida convocação. Franzino, às vezes, não passa tanta segurança se os antigos fantasmas de contusões o atormentarão novamente. Para 2010, é "briga boa" para excelentes atacantes, inclusive, Nilmar.
Robinho (Manchester City-ING): Talento indiscutível. Futebol que agrada a Dunga, ao Brasil e ao mundo. Para 2010, deve tomar cuidado com confusões extracampo. Se não seguir o ritmo de "jovens aposentados", é o nome mais certo para a primeira Copa na África.
Pato (Milan-ITA): Como poucos, jogador genial. Merece ter sequencia nas listas de convocação. Enorme chance de ser um dos convocados também para a Copa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário